O Festival MED destaca-se com 13 nomeações, abrangendo categorias como Melhor Festival de Média Dimensão, Melhor Promoção Turística, Melhor Programa Cultural, Melhor Comunicação e Estratégia de Marketing, Melhor Atuação (PT/ES) (Sílvia Pérez Cruz & Salvador Sobral), Melhor Atuação Internacional (Ferro Gaita), Melhor Atuação Eletrónica (Stereossauro & Convidados), Contributo para a Sustentabilidade, Contributo para a Igualdade, Melhor Fotografia, Melhor Cobertura Vídeo, Melhor Espaço de Acolhimento e Prémio Evento Seguro.
O Som Riscado – Festival de Música e Imagem de Loulé obteve 8 nomeações, concorrendo nas categorias de Melhor Festival de Pequena Dimensão, Melhor Festival Indoor, Melhor Programa Cultural, Melhor Comunicação e Estratégia de Marketing, Melhor Atuação (PT/ES) (Capicua), Contributo para a Igualdade, Melhor Fotografia, Melhor Cobertura Vídeo e Melhor Espaço de Acolhimento.
O Carnaval de Loulé, evento histórico no país, concorre nas categorias de Melhor Comunicação e Estratégia de Marketing, Contributo para a Sustentabilidade, Contributo para a Igualdade e Melhor Festividade.
A Noite Branca Algarve – Loulé, evento que transforma a cidade, está nomeada nas categorias de Melhor Festividade e Prémio Evento Seguro.
Telmo Pinto, presidente da Câmara Municipal de Loulé, expressou a sua satisfação com as nomeações, salientando a aposta contínua do município numa programação cultural de excelência, que combina eventos centenários com iniciativas inovadoras, reforçando o compromisso com a qualidade, a criatividade e uma oferta diferenciadora.
A cerimónia de entrega dos prémios está agendada para 14 de março de 2026, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, Açores. Os Iberian Festival Awards visam reconhecer e celebrar o melhor da indústria de festivais e eventos da Península Ibérica, destacando a excelência, inovação e impacto cultural.