Ambiente

Loulé associa-se à primeira edição do Dia Nacional da Sustentabilidade

 
É na próxima segunda-feira, 25 de setembro, que será celebrada pela primeira vez, o Dia Nacional da Sustentabilidade, com vista a reafirmar a importância da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas em Portugal.

A data, instituída pelo Governo, em junho, corresponde ao aniversário (oitavo) da aprovação pelos líderes mundiais da resolução da ONU intitulada “Transformar o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, onde foram estabelecidos os ODS, desdobrados em 169 metas, com o propósito de apoiar um crescimento sustentável, regenerativo e inclusivo.
 
Loulé junta-se, assim, a esta celebração, realçando o trabalho que tem desenvolvido na integração da agenda mundial nas suas políticas públicas. Para a autarquia, um dos pontos importantes foi a adesão à Plataforma ODSlocal, em 2018, data em foi implementada uma estratégia de implementação dos objetivos no concelho, (https://odslocal.pt/loule) em parceria com o consórcio da Plataforma ODSlocal (CNADS - Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, o OBSERVA - Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, o MARE da Universidade Nova de Lisboa e a 2adapt). 
 
Recorde-se que Loulé tem também um papel de destaque na secção de municípios para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Associação Nacional de Municípios Portugueses, criada em 2022, da qual o autarca Vítor Aleixo é presidente. 
 
“É este caminho que pretendemos continuar a traçar, em prol dos ODS, apostando na monitorização, de forma a podermos ‘medir os resultados’ e mapear práticas inovadoras e sustentáveis que, tanto as autarquias como a sociedade civil e as empresas, estão a implementar”, assumem os responsáveis municipais.
 
Mais informações em https://odslocal.pt/