Considerado um dos eventos mais esperados do início do verão, o Lota Cool Market estará de regresso à zona ribeirinha de Portimão entre 5 e 9 de julho, sensibilizando para a preservação ambiental e a preservação do meio aquático, sob o tema “Blue Fever”.
O evento decorrerá das 18h00 à 01h00 com mais área ocupada, prometendo mais dinamismo, nomeadamente no Jardim Visconde Bivar através do Young Cool Vibe, espaço dedicado a cinco jovens artesãos, um por cada final de tarde, que em pequenos workshops irão demonstrar a sua arte ‘cool’ na ótica do mar, do surf e da proteção dos oceanos, explica nota do Município de Portimão.
Como já é habitual, a zona de restauração é composta por 12 foodtrucks e pequenos veículos, enquanto no largo frente à antiga lota vão marcar presença três dezenas de artesãos e produtores locais.
Também nessa área vai funcionar o palco Choque Frontal ao Vivo, dinamizado pelo programa da Alvor FM, que receberá concertos todas as noites com o seguinte calendário: 5 de julho - Filipa Sousa e Mário Inácio (20h00) e Brasa Doirada (22h00); 6 de julho - João Vila Nova e André Pereira (20h00) e Fernando Leal & Banda (22h00); 7 de julho – Macadamia (20h00) e Domingos Caetano, dos Íris (22h00); 8 de julho - Carmen Danen (20h00) e Tércio Nanook “One man show” (22h00); 9 de julho - José Francisco (20h00) e Knightriders / Tributo Anos 80 (22h00).
Quanto ao artesanato e novo design, as marcas presentes inspiram à reutilização e reciclagem de materiais, como também à preservação aquática que, através da arte, ganham vida nova, podendo ser encontrados no Lota Cool Market produtos como peças em crochê e macramê, vestuário, bijuteria botânica e cosmética natural, entre outros.
Por sua vez, a Happy Van apresenta uma carrinha pão de forma que serve de Photobus para captar boas recordações do evento, não faltando pinturas com tinta de henna e insufláveis para as crianças.
De novo considerado um ecoevento graças à parceria com a Algar, no Lota Cool Market será estimulada a prevenção e redução de quantidades de resíduos produzidos, com separação de embalagens e a recolha seletiva e encaminhamento para reciclagem das quantidades produzidas no recinto.
“O Lota Cool Market é já uma referência e tem vindo a conquistar cada vez mais público pelo seu espírito jovem e descontraído, além de ser um evento amigo do meio ambiente. Queremos dar um ‘salto’ e, por isso, a nossa aposta em ocupar mais área e oferecer mais momentos de animação”, realça a organização, a cargo da Associação Teia D’Impulsos, que conta com a parceria do Município de Portimão e apoios de outras entidades.