O centro comercial a céu aberto de Vila Real de Santo António, na zona histórica da cidade, vai ter as suas lojas em plataformas de comércio eletrónico ao abrigo de uma estratégia de valorização do setor, foi hoje anunciado.
A iniciativa representa um investimento de 1,5 milhões de euros, dos quais 895 mil euros são financiados por fundos europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo sido a autarquia a promover esta candidatura.
"O bairro digital de Vila Real de Santo António pretende alavancar a presença dos estabelecimentos comerciais em 'websites' na Internet ou em plataformas de comércio tipo 'marketplace', em conjunto com uma ótica de promoção e divulgação assente nas redes sociais ou na agregação de circuitos turísticos que possam valorizar o comércio", disse à Lusa o presidente da autarquia.
Segundo Álvaro Araújo, o que se pretende é, por exemplo, "melhorar a experiência de consumo através da integração de soluções digitais, da digitalização dos modelos de negócio, ou do aumento das competências digitais dos trabalhadores, estimulando o empreendedorismo nas áreas do comércio e dos serviços".
Esta valorização, desenvolvida em conjunto com os empresários locais, visa "estruturar e defender a identidade do comércio vila-realense, tornando-o ainda mais atrativo e resiliente, e posicionando-o como uma clara alternativa às grandes superfícies comerciais", acrescentou.
Por outro lado, o objetivo é também procurar reforçar ainda mais a sua visibilidade no contexto da vizinha Andaluzia, já que os visitantes espanhóis são um dos principais clientes do comércio daquela cidade algarvia.
O projeto prevê ainda, entre outras coisas, instalar uma rede 'wifi' urbana, criar centros de informação digital e a instalação de sinalética e intervenção física para a promoção de uma entidade visual comum.
A constituição de um bairro digital na zona comercial do centro de VRSA é "uma das maiores apostas do município" e torna-se possível porque já existe um centro comercial a céu aberto, com "uma identidade única e inovadora, mobiliário e sinalética próprios e uma ampla diversidade de lojas e serviços", notou.
O projeto, cujo financiamento foi aprovado em agosto de 2023, foi hoje apresentado, no âmbito da semana do turismo de VRSA, que se destina a assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se celebra na sexta-feira.
Lusa