É apresentado no próximo sábado, às 16h30, no Palácio Gama Lobo, em Loulé, o livro: “A Eternidade na Pedra e no Bronze. homenagens públicas ao Eng. Duarte Pacheco. O caso do monumento de Loulé”, da autoria do investigador Jorge Filipe Palma.
A obra que tem o apoio da autarquia, e que é publicada pelas Edições Colibri, aprofunda o conhecimento e clarifica a conceção e concretização do monumento evocativo ao Engº Duarte Pacheco, inaugurado em Loulé em 1953, considerado uma relevante peça do património arquitetónico da cidade.
Lembra nota do município que, Duarte Pacheco (1900 – 1943) foi um dos mais destacados ministros dos governos da ditadura de Oliveira Salazar. Vítima de acidente de viação aos 43 anos de idade, deixou a marca impressa em todo o país, através da obra realizada. Natural de Loulé, foi objeto de destacada homenagem na sua terra natal, dez anos após o falecimento, com a inauguração de um monumento, que mereceu a presença do chefe de Governo.
O autor, Jorge Filipe Palma, é licenciado em Engenharia do Ambiente pela Universidade do Algarve (2001) e mestre em História do Algarve pela mesma instituição (2016). É autor de diversas publicações, integra a Comissão dos 450 Anos da Mãe Soberana (2003) e é membro da Comissão Municipal de Toponímia de Loulé desde 2007.