Política

Livre condena evento motorizado previsto no areal da praia de Monte Gordo

 
O Livre Algarve, mostra-se contra a realização do Monte Gordo Sand Experience, a decorrer neste fim de semana na praia de Monte Gordo, etapa da primeira edição da Taça do Mundo de Corridas em Areia (FIM Sand Races World Cup) que, em ano de estreia, conta com Portugal para encerrar a temporada.

A competição, promovida pela Câmara Municipal de VRSA, e organizada pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP), é destinada a motos e quads, num circuito de 5 km no areal da praia e um passadiço ao longo do percurso.
 
Em comunicado, o Livre fala de impactos negativos durante a realização do evento, destacando "a destruição superficial do cordão dunar, a poluição atmosférica por emissão de gases com efeito estufa (GEE) e a contaminação de solos por derrame de hidrocarbonetos".
 
O partido lembra, ainda, que aquela área foi recentemente intervencionada com vista à renaturalização da zona costeira, sendo que, a legislação nacional proíbe a “circulação de veículos motorizados nas praias” nos termos do n.º 1 do artigo 17.º dos Planos de Ordenamento da Orla Costeira – Decreto-lei n.º 159/2012 de 24 de julho. 
 
Para o Livre, este evento "está completamente fora dos objetivos e metas de diferentes instrumentos políticos, como é exemplo o Plano Nacional de Energia e Clima e a Declaração de Glasgow 'Por um turismo mais ecológico', que estabelecem compromissos para alcançar a neutralidade carbónica até 2050 e um modelo económico menos poluente", adianta. 
 
Defende que é importante que existam eventos que contrariem a sazonalidade e que tragam mais atividades durante a época baixa, no entanto, "estes devem assegurar um equilíbrio entre aspetos ambientais, económicos, sociais, culturais e recreativos".
 
Deste modo, considera que o plano de valorização ambiental apresentado após o evento, "não garante a reversão nem reduz as situações de risco e de impactos ambientais previstos", instando a Câmara Municipal de VRSA a acompanhar a sua implementação e a comprovar a eficácia do mesmo.