Desporto

Leonie Kung vence quarta edição do Loulé Ladies Open by Cimpor

 
70 minutos bastaram para a tenista Leonie Kung vencer Irene Burillo Escorihuela e sagrar-se campeã da quarta edição do Loulé Ladies Open by Cimpor, ITF W35 que o Clube de Ténis de Loulé organizou, com os apoios da Câmara Municipal de Loulé e da Federação Portuguesa de Ténis, entre 20 e 27 de outubro.

 
 
Numa final entre as duas jogadoras com melhor classificação entre todo o elenco, a suíça (244.ª) superou a espanhola (225.ª) com os parciais de 6-2 e 6-1 num encontro sem história, que dominou do início ao fim para conquistar o terceiro título do ano — todos nesta categoria — e 10.º da carreira.
 
Muito assertiva, a helvética de 24 anos controlou desde que assinou o primeiro break do encontro e nunca teve a vitória em discussão. Com este triunfo, igualou o confronto direto seis meses depois de ter perdido "em casa", numa prova de categoria superior.
 
"Estou muito, muito feliz. Foi o meu melhor encontro da semana e este título significa mesmo muito para mim porque as últimas semanas não foram propriamente fáceis e mesmo o início deste torneio foi complicado. Demorei a encontrar o meu ritmo, mas mantive-me sempre mentalmente em cada encontro e hoje sabia que precisava de jogar muito bem porque tinha perdido o encontro anterior", afirmou a nova campeã do Loulé Ladies Open by Cimpor.
 
"No geral fiz uma seleção de pancadas muito melhor e fui inteligente na forma como as coloquei. Obriguei-a a mexer-se muito da esquerda para a direita e do meu lado esquerdo praticamente não cometi erros. Acho que hoje também consegui servir e responder muito bem nos momentos importantes e mentalmente fui mais forte do que ela", acrescentou Kung.
 
O objetivo de Leonie Kung até ao final da época passa por garantir um lugar no qualifying do Australian Open e o título no Loulé Ladies Open by Cimpor vai deixá-la muito próxima dessa meta ao traduzir-se numa subida de sensivelmente 20 lugares no ranking WTA.
 
Irene Burillo Escorihuela procurava o segundo título em Portugal (há três anos venceu um ITF W25 em Lisboa) e a estreia no top 200 mundial, que ainda assim ficará muito próxima de alcançar: com a campanha no Algarve subirá cerca de 10 posições quando os pontos forem contabilizados.