A obra, apoiada pelo Município de São Brás de Alportel, resulta de um estudo aprofundado sobre as vias de comunicação, os animais utilizados (bois, mulas, jumentos e cavalos), as tipologias e funções dos veículos, os materiais e técnicas de construção, bem como a regulamentação municipal e o papel dos profissionais do transporte, adianta nota do Município.
O autor inclui ainda um catálogo dos veículos hipomóveis patentes no Museu do Traje.
A sessão de apresentação contou com a presença do então presidente da Câmara Municipal, Vítor Guerreiro, da vereadora da Cultura, Marlene Guerreiro, da diretora do Museu Nacional dos Coches, Rita Dargent, de Silvana Bessone, de Dom José Folque de Mendonça e do Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Júlio Pereira.
Esta viagem no tempo pela memória coletiva integrou também a inauguração da exposição de pintura "Casa do Trem", da autoria de Francisco d'Oliveira Martins, inspirada no tema do livro.
A exposição pode ser visitada no Museu do Traje até 17 de novembro, onde se encontram igualmente diferentes veículos de tração animal, disponíveis ao longo do ano.