Após alguns anos de ausência, as exposições caninas do Algarve estão de volta, nos dias 29 e 30 de setembro, tendo como palco o Estádio Municipal de Lagos. Organizado pelo Clube Português de Canicultura (CPC) com o apoio do município de Lagos, o evento de âmbito nacional e internacional será de entrada livre.
De acordo com nota da autarquia, "a pensar no bem-estar dos cães que vão participar", estas exposições caninas vão ser noturnas com início dos julgamentos às 18h00.
O dia 29 será dedicado à 3.ª exposição canina nacional do Algarve. A 30 de setembro, terá lugar a 32.ª exposição canina internacional do Algarve, com 12 países participantes, incluindo Portugal. Os exemplares presentes serão avaliados por juízes portugueses e por juízes convidados vindos de Espanha, Irlanda e Itália.
Após os julgamentos de todas as raças, têm início os grandes prémios, nos quais são atribuídos os pódios de Melhor Bebé, Cachorro, Júnior, Veterano, Par, Grupo de Criador e Reprodutor. Segue-se a entrada dos cães de acordo com os dez grupos da Federação Cinológica Internacional (FCI) e são eleitos os dez exemplares que vão disputar o título de Melhor exemplar, que será o vencedor. Também será escolhido o melhor exemplar das raças portuguesas.
O "Best in Show" da Internacional será julgado pela juíza Carla Molinari, presidente da Direção do Clube Português de Canicultura, que faz questão de marcar presença neste regresso ao Algarve.
Em paralelo, no mesmo fim de semana, decorre o 7.º Meeting do Cão de Água Português, organizado pela APCAP – Associação para a Proteção do Cão de Água Português, que inclui a 35.ª exposição canina monográfica do Cão de Água Português, no dia 30 de setembro, a partir das 22h00, no estádio municipal, e duas provas de trabalho no Cais da Solaria, no sábado às 11h00 e no domingo às 10h00 (30 de setembro e 1 de outubro).