Segundo nota do Município, todos os recordes de participação foram batidos: 671 patinadores participantes (mais 40 que em 2024), representando 125 clubes, com destaque para a igualdade de género: 340 patinadoras do sexo feminino e 331 do sexo masculino.
As provas começaram na pista da Escola Secundária Júlio Dantas. No terceiro e último dia, foi a Avenida dos Descobrimentos a acolher provas de diferentes modalidades, onde se destacaram Jhoan Guzmán (Espanha), que confirmou o título mundial, em 9,998’’; Alessio Piergigli foi segundo com 10,043’’; e Vincenzo Maiorca (Itália) em terceiro com 10,194’’. Nas senhoras, a vencedora foi a campeã europeia e vice-campeã mundial, Haila Alvarez (França), com o tempo de 11,169’’, seguida pela vice-campeã europeia Mathilde Pedronno (França) com 11,185’’ e Adriana Tundidor (Espanha) com 11,228’’, numa final muito disputada desde a partida até à meta.
No ranking final do Terras do Infante, Marine Lefeuvre (França) venceu a competição, acompanhada no pódio pela compatriota Aubane Plouhinec e pela recém-senior, a portuguesa Jéssica Rodrigues, do CDR Prazeres – Madeira. Nos homens, o italiano Giuseppe Bramante repetiu a vitória de 2024, seguido por Julio Mirena (Paraguai) e Hugo Morin (França). O melhor português foi o recém-sénior Afonso Silva (CDR Prazeres Madeira).
Nos juniores, os vencedores foram, em masculinos, Giogio Erba (Itália) com Pedro Brito a ser o melhor português com um 2.º lugar e, em femininos, vitória para Lyssa Vansteenkiste (Bélgica) também com vitórias em três das quatro provas disputadas, com a melhor portuguesa a ser Leonor Ladeira, em 4.º lugar.
Na prova da maratona masculina, com 120 participantes à partida, o destaque foi para Patxi Peula (Espanha), seguido de Carlos Tarazona (Espanha) e Manuel Taibo (Espanha). Já na maratona feminina, com 105 patinadoras, destacou-se Kelly Delgado (Colômbia), Martina Pita (Colômbia) em segundo e Lianne Van Loon (Bélgica) em terceiro.
O Torneio Internacional de Patinagem de Velocidade "Terras do Infante – Lagos dos Descobrimentos” é organizado pelo Roller Lagos Clube de Patinagem com o apoio do município de Lagos, aguardando-se o anúncio das datas da 21.ª edição desta competição desportiva internacional.