O município de Lagos, no âmbito do seu processo de certificação internacional como destino sustentável, apresentou a sua candidatura ao prémio Green Destinations Top 100 Stories – edição 2023.
Trata-se de um concurso mundial de destinos locais e regionais que, no âmbito da sustentabilidade, visa incentivá-los a contar as suas histórias, partilhar as suas experiências e sucessos, servindo de modelo e inspiração para outros destinos.
Lagos candidatou-se ao referido prémio contando a sua experiência sobre o restauro do cordão dunar da Meia Praia, com uma história intitulada: "Caminhando em Harmonia - Como a Natureza foi Recuperada e Valorizada"
A lista das 100 melhores histórias mundiais da Green Destinations foi revelada durante o principal evento anual, a
Conferência Green Destinations 2023, na Estónia, sendo que Lagos integrou esta lista, em conjunto com outros seis destinos portugueses (nomeadamente, Alto Minho, Amarante, Braga, Castro Daire, Nazaré e Torres Vedras), tendo a história de Lagos ficado no top 6 do prémio, na categoria Natureza e Cenário.
Critérios como a qualidade, transferibilidade, nível de inovação nas histórias e presença de todos pilares de sustentabilidade foram considerados na seleção, adianta o Município em nota enviada ao Algarve Primeiro.
As histórias de cada destino podem ser consultadas na página Top 100 2023 da Green Destinations e, especificamente a de Lagos poderá ser consultada
aqui.
A competição Green Destinations Top 100 Stories acontece anualmente desde 2014. As histórias são julgadas em termos de eficácia, inovação e transferibilidade.
No ano de 2019 o concelho de Lagos tinha já alcançado o 7º lugar da categoria "Escolha do Público" dos Green Destinations a nível internacional e o 2º lugar a nível nacional.
Para o município de Lagos, este prémio é acima de tudo, o reconhecimento pelas boas práticas de sustentabilidade que tem vindo a implementar.