O Lagoa Wine Tourism Forum, decorreu nos dias 14 e 15 de novembro, no Tivoli de Carvoeiro.
Em nota publicada, a Câmara de Lagoa realça que o evento, duplicou o número de participantes em relação à edição anterior, "destacando-se pelo seu crescimento exponencial em qualidade e relevância, reunindo profissionais e entusiastas do setor num ambiente de inovação, networking e experiências sensoriais únicas".
Um dos momentos marcantes do fórum, foi a formalização da candidatura conjunta de seis municípios do Algarve ao título de Cidade Europeia do Vinho, "reforçando a região como destino de referência não só pelo sol e a praia, mas também pelo enoturismo".
Os vários painéis, realizados em duas manhãs consecutivas, levaram ao público intervenções de especialistas nacionais e internacionais, com temas inovadores e discussões sobre tendências do turismo vitivinícola, momentos de aprendizagem e troca de ideias que inspiraram os participantes a explorar novas estratégias e oportunidades para o setor.
A gastronomia teve um papel central no evento, onde foi apresentada uma seleção de 30 referências de vinhos do Algarve cuidadosamente escolhidas pelo sommelier residente do restaurante do Tivoli.
Durante a tarde, foram realizadas visitas às adegas da região.
A organização já começa a preparar a próxima edição, com data agendada para 13, 14 e 15 de novembro de 2025, e a promessa de consolidar o Algarve como uma referência de excelência no enoturismo.