Trata-se de uma iniciativa enquadrada no projeto "Escola Aprender+: Ambientes Educadores Inovadores" promovido pelo Município de Lagoa em parceria com a Universidade do Algarve e em colaboração com os Agrupamentos de Escolas do concelho.
A conferência contou com a participação de profissionais da educação que partilharam experiências sobre práticas pedagógicas inovadoras mediadas por tecnologias, "transmitindo princípios comuns, estratégias eficazes e reflexões sobre as vantagens e desafios da inteligência artificial (IA) em contexto escolar", explica nota do Município.
O professor Filipe Galego, do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha, destacou "a Inteligência Artificial como ferramenta de apoio à prática docente", apresentando vantagens da utilização da IA na área da educação, por docentes, discentes e lideranças, bem como algumas plataformas de IA disponíveis.
O professor Nuno Dorotea, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, apresentou a temática "Assistentes digitais em contexto escolar", fazendo o enquadramento do aparecimento e evolução da IA e suas funcionalidades atuais.
A conferência foi acreditada pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Albufeira, Lagoa e Silves.