O LAC - Laboratório de Actividades Criativas promove a sexta edição do projeto Roots, que decorrerá em Lagos de 11 de novembro a 30 de dezembro sob o tema “Raízes e Pós- Memória”.
Esta edição contempla residências artísticas e exposição, sob a curadoria de A. Pedro Correia, bem como uma programação paralela, aberta ao público, que inclui debates e conferências em parceria com o Museu de Lagos, um ciclo de cinema sob a curadoria de Patrícia Leal e visitas mediadas à exposição, pelo serviço educativo do LAC.
Em abril e maio de 2025, a exposição irá circular nas Caldas da Rainha e Guimarães, em parceria com o Centro de Artes e o CAAA-Centro para os Assuntos de Arte e Arquitetura respetivamente, acompanhadas com atividades de mediação.
A residência artística conta com a participação dos artistas:
Blackson Afonso (Angola),
Eugénia Mussa (Moçambique),
José Miguel Gervásio (Portugal) e
Márcio Carvalho (Portugal). Será realizada nas instalações do LAC, "e propõe-se a explorar as múltiplas camadas da memória cultural e ancestral, incentivando a criação artística que reflita sobre heranças coletivas e pessoais", lê-se numa nota divulgada do LAC.
Todas as atividades desta programação são de entrada e participação livre.
O projeto é financiado pela DGArtes / Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, Município de Lagos / Museu Municipal de Lagos.
Programação completa:
Aqui.