Destinado aos jovens talentos, o Campeonato de Futebol - Golfinhos regressa aos relvados do Município de Albufeira. Selecionados de acordo com a idade, os três grupos, Golfinhos A (jogadores com 8 anos de idade), B (com 7 anos) e C (entre 5 e 6 anos), voltam a disputar uma competição dividida em seis fases (cinco jornadas e a final).
Segundo informa a Câmara de Albufeira em nota publicada, esta 16.ª edição do campeonato, conta com quatro equipas, nomeadamente, o Padernense Clube, o FC Ferreiras, o Imortal DC e o Guia FC, envolvendo mais de 200 atletas, treinadores e agentes desportivos do concelho.
A 1.ª Jornada arranca no dia 24 de março (domingo), no Estádio João Campos, em Paderne, a partir das 15h00. A 14 de abril, a competição prossegue no Campo Sintético da Nora, nas Ferreiras, com a 2.ª etapa. No dia 25 de abril, será disputada a 3.ª jornada no Estádio Municipal de Albufeira e, a 5 de maio, a 4.ª jornada desenrola-se no sintético Municipal de Albufeira. A 19 de maio, a competição continua no campo sintético da Guia FC a acolher a penúltima jornada. Por fim, a grande final está marcada para o dia 2 de junho, no campo sintético dos Montes Elóis, em Paderne.
Desde o ano de 2007 que o evento proporciona aos jovens atletas do concelho “a oportunidade de participarem numa competição saudável, onde o principal objetivo é fomentar o convívio e a diversão”, diz o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, para quem o evento representa um dos propósitos do Município, a promoção do desporto no concelho “e assegurar o convívio e a integração dos jovens que competem”, reforçando “a importância do desportivismo e associativismo no Município”.
Cristiano Cabrita, responsável pelo pelouro do Desporto e Juventude, salienta por seu turno que “o Campeonato do Golfinhos é sempre um momento alto de satisfação, não só para os mais pequenos, mas também para os pais e encarregados de educação que vivem intensamente o sonho das suas crianças”. O edil reforça ainda que “Albufeira é uma cidade que não vive apenas do turismo e são estes eventos desportivos com carácter social e cultural que evidenciam as dimensões que marcam o concelho e que reforçam a candidatura do Município, a Cidade Europeia do Desporto 2026”.