Ambiente

Jovens removem mais de 10 toneladas de entulho da Ria Formosa

 
A Associação para o Estudo e Conservação dos Oceanos (AECO) removeu mais de 10 toneladas de entulho da zona da barrinha na praia de Faro.

Para a associação, os escombros, alegadamente resultado da intervenção da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, permaneciam abandonados no local há vários anos.  A ação de remoção destes materiais, prejudiciais para a fauna e flora e para utilizadores do parque natural, decorreu no âmbito do projeto de voluntariado RIA+, tendo contado com o apoio da empresa Europontal.
 
"Foram necessários 20 dias, 160 voluntários, dois barcos e muitos camiões com contentores para completar este desafio com sucesso. Foi trabalhoso, mas a diferença é incrível!" salienta Sandra Godinho, responsável pela edição deste ano do projeto. 
 
 
 
Recorde-se que há praticamente 10 anos que esta associação recebe anualmente em julho, grupos de escoteiros belgas que se deslocam a diversas zonas da ria Formosa para realizar ações de conservação e trabalho social. "A AECO traça objetivos, lança desafios, mas os nossos voluntários são os grandes heróis de todas as conquistas que temos alcançado ao longo dos anos. São pessoas muito jovens, com idades entre os 15 e os 22 anos, que apesar de não ambicionarem reconhecimento, merecem ser aplaudidas por todos nós. Até porque dar notoriedade ao seu trabalho também inspira outros a acreditar que podem ajudar, que o seu contributo, por mais pequeno que seja, pode fazer a diferença", regista.
 
Sob o mote "Vai à barrinha e traz uma pedrinha", a AECO espera que o último "montinho" consiga ser removido, ainda durante esta época balnear, com a participação de todos.