Saúde, acessibilidade e estrutura escolar foram os temas em foco no repto lançado pela Assembleia Municipal de Lagos às bancadas dos dois agrupamentos de escolas do concelho (Gil Eanes e Júlio Dantas). Os 25 jovens estudantes que integram o órgão desta “escola de democracia e cidadania” prepararam um conjunto de apresentações, através das quais revelaram o seu olhar crítico, não deixando de dar sugestões que consideram ir ao encontro das necessidades identificadas.
Em matéria de saúde, a criação de incentivos à fixação de médicos no concelho, parcerias com instituições universitárias, campanhas de sensibilização, a implementação de consultas por telemedicina, mais investimento na saúde oral e na saúde mental, foram algumas das medidas preconizadas pela bancada da Escola Júlio Dantas. Por sua vez, a bancada da Escola Gil Eanes sublinhou o contributo do desporto na condição da saúde física, apontando a necessidade de reabilitação de alguns dos espaços desportivos do concelho, mas reconhecendo a aposta que o município tem feito na criação de uma rede de percursos pedonais e cicláveis. Sobre a saúde mental, identificaram as respostas existentes, quer em contexto escolar, quer em contexto do Serviço Nacional de Saúde e IPSS, assim como as limitações desta rede e as áreas onde consideram ser necessário existir um reforço.
A eliminação de obstáculos existentes na via pública que condicionam a circulação dos cidadãos com mobilidade reduzida, o ajustamento dos horários das linhas de transportes urbanos A ONDA, a criação de ciclovias na cidade e a proposta de um acordo entre os municípios de Lagos e Aljezur que permita oferecer condições mais favoráveis de utilização d’ A ONDA aos alunos deslocados que vão para o ensino secundário em Lagos, foram algumas das notas de recomendação deixadas pelos jovens na sua interpelação aos órgãos autárquicos.
Coube ao presidente da Câmara, em representação do executivo municipal, responder às questões colocadas e prestar informação sobre os investimentos que o município executou, está a realizar e tem previsto lançar em cada uma das áreas abordadas, designadamente em matéria de saúde, habitação, educação, água, mobilidade e ambiente, destacando, entre outros: a construção de fogos a custos controlados; os investimentos na área da eficiência hídrica, onde se inclui a instalação de rega inteligente; a ampliação da Escola das Naus e da Escola Tecnopolis; a continuação da valorização da frente de mar com o projeto de um passadiço entre o Porto de Mós e a Praia da Luz; o projeto de ampliação do Centro de Saúde de Lagos e a construção da Unidade de Ambulatório de Alta Resolução; a 2.ª fase de reabilitação dos campos de jogos polidesportivos do concelho; as melhorias a introduzir n’ A ONDA; e o projeto da 1.ª fase de implementação da ciclovia urbana de Lagos.
Nota da autarquia sublinha que esta experiência inovadora, promovida pelo município de Lagos, de participação dos jovens na vida autárquica iniciou-se em 2001, sendo que também participam na sessão solene conjunta comemorativa do 25 de Abril.