O concurso organizado pela Escola Superior Arts de Mons, sob a direção artística do acordeonista e professor Oliver Douyez, contou com um painel de jurados oriundos da Bélgica, França, Itália, Lituânia, China, Alemanha, Estónia, Sérvia, Cazaquistão e Portugal.
Dos três jovens portugueses a concurso, dois são algarvios: Bruna Palma (Algoz) e Tiago Conceição (Loulé), ambos alunos do professor Nelson Conceição. Tiago Conceição, de 16 anos, venceu na categoria Sénior Varieté (sem idade limite). Já Bruna Palma participou na categoria C (15-17 anos) tendo alcançado o 2º lugar. Os dois jovens participaram também, em Duo na categoria World Music, sem limite de idade, conquistado o 4º lugar.
Os concorrentes algarvios, contaram com o suporte da Associação de Acordeão Garvefole, com sede em Loulé que, por sua vez, tem o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de São Clemente e Beltuna Portugal.
Já, Vitor Pastor, natural do Barreiro e aluno do professor italiano Pietro Roffi, apresentou-se a concurso, tendo arrecadado o primeiro prémio na categoria concertista clássico (sem idade limite).