Sociedade

Jovem recém-formada na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve ganha bronze em competição europeia

Lara Gomes (Foto - EHTA)
Lara Gomes (Foto - EHTA)  
Lara Gomes tem apenas 20 anos mas a sua vida já se escreve à volta de uma palavra com 4 letras: Café.

A jovem recém-formada em Gestão de Restauração e Bebidas, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, (EHTA) conquistou a medalha de bronze na categoria Barista na 37ª edição da Conferência e Competição Anual da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo (AEHT), que se realizou em Riga, na Letónia, entre 4 e 9 de novembro.
 
430 estudantes oriundos de 24 países participaram na competição que abrange várias categorias ligadas aos diferentes ramos da hotelaria e turismo e nas quais os concorrentes têm de executar diversas provas.
 
 
Numa nota publicada, a EHTA descreve que Lara Gomes, teve de realizar uma prova teórica em língua inglesa sobre a temática do café e uma prova prática que consistiu na execução de dois expressos, dois cappuccinos e ainda uma bebida de autor com duas doses.
 
As provas foram prestadas em equipa com uma aluna representante dos Países Baixos, numa parceria que resultou em sucesso, mesmo tendo em conta a exigência técnica da prova prática: «Por exemplo, para obter o expresso perfeito cada grama de café conta. Depende muito da forma como nós lidamos com o café, a maneira como é prensado e colocado na máquina pois cada detalhe irá afetar o sabor final do expresso. Portanto tem de haver uma delicadeza e cuidado extremos para se conseguir retirar o melhor que o café tem para nos oferecer numa simples chávena», explica Lara Gomes, na nota.
 
A jovem natural da Vidigueira não tem dúvidas sobre a vida profissional que agora começa: «Esta experiência incrível só me deu mais vontade de aprofundar a minha paixão pela área de Barista, especialmente no que toca ao rabbit whole que são os cafés de especialidade e as competições que os rodeiam. Acho que por agora quero trabalhar, aprender o máximo possível e conhecer o maior número de pessoas ligadas à área para eventualmente daqui a alguns anos começar a participar em competições de nível profissional».