Integrado nos "Dias na Diocese" (DnD), os jovens que participam na Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023) e que passam esta semana em várias localidades algarvias, realizam, em Faro, no dia 28 de julho, uma ação de sensibilização e proteção ambiental, assinalando o "Dia Mundial da Conservação da Natureza".
Cerca de 400 jovens estarão perto da praia de Faro, participando na remoção do chorão de praia e outros 400 irão apanhar beatas de cigarro, nas ruas de Faro, estando prevista uma conversa sobre temas ambientais onde será feita uma "Pirâmide de Beatas", procurando sensibilizar para a necessidade de proteger o ambiente e colocar o lixo nos locais adequados.
Esta ação terá como parceiros a APA - Agência Portuguesa do Ambiente e os parceiros de Rede Voluntariado Ambiental para a Água; o IPDJ – Faro; a Europe Direct Algarve; a Associação Lilaz; o Centro Ciência Viva Algarve; o Projeto GEA; o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF); a Associação Sê Mais Sê Melhor; a Greve Climática Algarve; a UAlg V+ e os voluntários europeus.
A programação dos DnD, que decorre de 26 a 30 de julho, inclui visitas a locais de referência das cidades que serão locais de acolhimento. O programa encerra com uma eucaristia, celebrada no Estádio Algarve e um concerto da Banda GEN Verde, no dia 30 de julho, pelas 16h30.
O Algarve acolhe cerca de 7.000 jovens de todo o mundo, para iniciarem a sua participação no evento católico de âmbito mundial.