Cultura

JEP abrem janelas do passado de Tavira com portas abertas para o futuro

CM Tavira
CM Tavira  
No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2025, o Município de Tavira promove, entre 19 e 27 de setembro, um programa que celebra o tema "Património Arquitetónico: Janelas para o Passado, Portas para o Futuro".

PUB

Nota da Câmara de Tavira emitida ao Algarve Primeiro, revela que, as comemorações iniciam-se, no dia 19, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, com as "Conversas sobre o Património" que contam com duas apresentações sobre o património local, fruto de investigações recentes sobre a arquitetura e urbanismo de Tavira: "Arquitetura doméstica na paisagem histórica urbana no Algarve: o caso do Bairro do Malforo em Tavira", por Sandra Romba, historiadora de arte e "Habitar a paisagem agro-marinha: da arquitetura vernacular à consolidação da malha urbana em Cabanas de Tavira", por Patrícia Gonçalves, arquiteta.

No dia 20, o programa prossegue com os "Passeios na História de Tavira", pelas 10h30, com uma visita orientada à Igreja Paroquial da Luz de Tavira, conduzida por Marco Sousa Santos (Técnico Superior do Museu Municipal de Tavira). A iniciativa centra-se na análise da história e do património arquitetónico e artístico daquela igreja, regista a nota do município.

Fundada no período manuelino e reedificada em meados do século XVI, «a paroquia da Luz de Tavira apresenta características extraordinárias, sendo o único exemplar da tipologia igreja-salão existente no Algarve. No seu interior destaca-se o mais monumental retábulo quinhentista da região, bem como um interessante conjunto de imaginária e pintura dos séculos XVI, XVII e XVIII», descreve o Município.

Pelas 16h00, realiza-se uma visita à exposição "Serviço de Apoio Ambulatório Local", na Ermida de São Roque, orientada por Luísa Ricardo, também do Museu Municipal.

Esta mostra, com curadoria de Hugo Dinis e obras de Ana Vidigal, Ângela Ferreira, Nuno Nunes-Ferreira e Susana Mendes Silva, propõe um diálogo colaborativo com as comunidades residentes nos bairros do 1.º de Maio (Tavira) e Amigos Unidos de Cabanas (Cabanas de Tavira), construídos através do histórico Processo SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local) entre 1974 e 1975.

O programa encerra, no dia 27, com "Dança no Museu", pela Associação Artificial, no Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira, com sessões pelas 11h30, 15h00 e 16h30, no âmbito do programa cultural Equinócios.

Esta performance inovadora parte do acervo do museu para uma leitura contemporânea da vida no passado, com os bailarinos Catarina Pernão e Carlo Schiavo. «O projeto visa dinamizar o espaço e despertar novas motivações para a visita ao Museu», lê-se no documento.

Todas as atividades são de entrada livre, com exceção da visita à Igreja Paroquial da Luz de Tavira que requer inscrição gratuita e obrigatória, através do formulário disponível aqui, com limite de 30 participantes e prazo de inscrição até 18 de setembro.

Durante os dias 19, 20 e 27 de setembro, o Museu Municipal de Tavira oferece entrada livre a todos os visitantes.

Para mais informações, contactar: Divisão de Turismo, Património e Museus; Tel.: 281 320 540 e 281 320 545; e-mail: [email protected]