Jaime Faria, em singulares, e Tiago Pereira, em pares, voltaram a vencer no Centro de Ténis e Padel de Faro e apuraram-se respetivamente para as meias-finais e para a final do torneio internacional da categoria M25 que é organizado com os apoios da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis entre 25 de fevereiro e 3 de março.
Em crescendo desde a estreia, Jaime Faria (número 391 do ranking mundial) voltou a colocar uma mudança acima e superou o checo Hynek Barton (480.º) em duas partidas, com os parciais de 6-3 e 6-4 a darem-lhe a vitória mais autoritária da semana.
Único representante português nesta fase do torneio de singulares, o lisboeta de 20 anos fez o trabalho de casa e preparou-se para enfrentar um jogador que dá pouco ritmo aos adversários e resolveu o frente-a-frente com um break em cada set.
A vitória desta sexta-feira foi a oitava consecutiva de Jaime Faria, que chegou a Faro com o título de campeão em Vila Real de Santo António (o terceiro e mais importante da carreira por ser o primeiro num M25) na bagagem.
Para prolongar a campanha e alcançar pela segunda vez consecutiva uma final, o jovem do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis terá de derrotar o cabeça de cartaz do torneio.
Michael Vrbensky está no 317.º lugar do ranking mundial e esta sexta-feira resistiu a três sets contra o francês Evan Furness (537.º e ex-197.º), que na quinta-feira tinha acabado com a campanha de Pedro Araújo, ao vencer por 6-4, 3-6 e 6-4 em 2h16.
Marcado para as 10h00, logo a abrir a jornada, este será o segundo encontro entre Faria e Vrbensky. O tenista da República Checa levou a melhor na segunda ronda do Challenger 50 de Praga em agosto de 2023, mas esse embate foi disputado em terra batida.
Do outro lado do quadro, a vaga na final será discutida às 12h00 por Vilius Gaubas (358.º) e Matthew Dellavedova (436.º), respetivamente quarto e sétimo cabeças de série.
O lituano — que viveu em Portugal durante vários anos quando foi treinado pelo português Pedro Pereira — deu a volta ao turco Altug Celikbilek (365.º e bicampeão do Porto Open em 2021 e 2022) para vencer por 6-3, 5-7 e 6-3, enquanto o australiano travou a recuperação do norte-americano Keegan Smith (602.º) e triunfou por 6-2, 4-6 e 6-1.
A fechar o dia, Tiago Pereira fez a festa na variante de pares ao carimbar a passagem à final.
O algarvio defende o estatuto de segundo cabeça de série ao lado do búlgaro Alexander Donski e conseguiu dar a volta a Nick Chappell e Keegan Smith para triunfar por 4-6, 6-3 e 10-8.
Desta forma, o jovem português de 19 anos inscreveu o nome na nona final de pares da carreira, segunda em Portugal e primeira no Algarve.
Em busca do terceiro título, Tiago Pereira terá como derradeiros adversários o sueco Simon Freund e o dinamarquês Johannes Ingildsen, primeiros pré-designados. A decisão está marcada para as 12 horas.