Jaime Faria apurou-se pela segunda semana consecutiva para a final de singulares de um torneio ITF M25 ao assinar a quarta vitória no Faro Open, o torneio que o Centro de Ténis e Padel de Faro organiza com os apoios da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis. Em pares, o título foi entregue ao algarvio Tiago Pereira e ao búlgaro Alexander Donski.
Campeão em Vila Real de Santo António no domingo, o lisboeta de 20 anos terá a oportunidade de lutar pelo segundo título em duas semanas e quarto da carreira.
A vitória deste sábado foi carimbada com os parciais de 6-4 e 6-2 sobre o checo Michael Vrbensky, número 317 mundial e primeiro cabeça de série.
Atualmente no 391.º posto da hierarquia, mas já com a garantia de escalar várias dezenas de lugares com estas duas campanhas, Faria foi sempre o jogador com mais argumentos.
O tenista do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis — esta semana acompanhado por Gonçalo Nicau — deixou por escapar o break de vantagem no primeiro set com uma quebra de rendimento na pancada de serviço e no segundo começou por ser quebrado num jogo em que cometeu três duplas faltas.
Mas a reação foi imediata e com seis jogos jogos consecutivos assinou a quarta vitória da semana.
Pouco depois, essa vaga acabou por ser ocupada por Vilius Gaubas. O lituano de 19 anos, número 358 do ranking, venceu o australiano Matthew Dellavedova (436.º) por 7-5 e 6-3 em 1h55 rumo à oitava final da carreira e segunda da temporada, na qual procurará o quinto título (terceiro na categoria M25).
A final entre Jaime Faria e Vilius Gaubas está agendada para as 11h00 de domingo e poderá significar um fim de semana praticamente perfeito para a comitiva portuguesa, dado que este sábado Tiago Pereira conquistou o título de pares.
A jogar pela primeira vez uma decisão na região de que é natural, o algarvio de 19 anos sorriu ao lado do búlgaro Alexander Donski ao superar o sueco Simon Freund e o dinamarquês Johannes Ingildsen — primeiros cabeças de série — no match tie-break, por 6-4, 3-6 e 10-7 após 1h34.
O título deste sábado foi o terceiro da carreira para Tiago Pereira em torneios internacionais, mas o primeiro em solo português (os dois anteriores tinham sido em Monastir, na Tunísia) e o primeiro na categoria ITF M25.
Tiago Pereira e Alexander Donski