Desporto

Já arrancou a 17ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil em Albufeira

Foto - Rui Gregório (CM Albufeira)
Foto - Rui Gregório (CM Albufeira)  
Mais de 500 atletas das várias associações do país estão em Albufeira para a 17ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil. É nos pavilhões do concelho que se vão disputar quase 200 partidas, que culminam com as finais de sábado (sub-14) e de domingo (sub-16).

PUB

Segundo nota da autarquia, os primeiros embates já começaram a ser jogados esta manhã, num programa que conta com passagens por vários recintos.

A sessão de abertura da Festa do Basquetebol Juvenil decorreu ao final da tarde do dia de ontem (9), e foi antecedida de um desfile pelas ruas da cidade. O cortejo foi encabeçado pelas mascotes do evento – Blitz e Tiry –, e acompanhado pela atuação da banda Al-Fanfare. Foi assim que as equipas das associações de basquetebol de todo o país chegaram até à Praça dos Pescadores, palco da receção de mais uma edição do evento.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira felicitou a Federação Portuguesa de Basquetebol pela organização de mais uma “festa da juventude, da ética e da tolerância”. José Carlos Rolo saudou também as escolas do concelho pelo seu envolvimento na organização da prova, e realçou “a importância do desporto para a formação dos mais jovens, e para a construção do futuro”.

Ao longo dos últimos anos, milhares de jovens já passaram pelas várias edições da Festa do Basquetebol Juvenil. Esta é a 12.ª vez consecutiva que Albufeira acolhe o maior evento da modalidade em Portugal. O presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol agradeceu o “apoio incondicional” do Município na organização da Festa. Manuel Fernandes saudou também “os pais que se deslocaram até Albufeira, pelo apoio que dão aos seus filhos”, e encorajou os jovens a “demonstrarem o que é o espírito de equipa e a cidadania”.

Além das dezenas de jogos em agenda para os próximos dias, o programa conta com momentos de convívio, bem como com uma componente solidária. À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, a organização do evento vai recolher um pequeno donativo de cada atleta, que em 2025 reverte para o Agrupamento de Escutas 1009 - Paderne.

Os jogos vão ser transmitidos via streaming, através do canal oficial da Federação Portuguesa de Basquetebol – a FBAtv –, e realizam-se em vários recintos, espalhados pelo concelho, lê-se na mesma nota.