Sociedade

Isa de Brito e Luís Manhita juntam-se à Festa da Mãe Soberana

CM Loulé
CM Loulé  
No próximo dia 20 de abril, Domingo de Páscoa, tem lugar o primeiro momento da festa em honra da Nossa Senhora da Piedade - a Festa Pequena da Mãe Soberana – que marca o início das celebrações «da maior manifestação religiosa a Sul de Fátima».

PUB

Às 16h00, reza-se o terço no santuário, no alto da cidade e, às 17h00, desde a pequena Ermida que acolhe este símbolo de fé para os louletanos, tem lugar a descida do cerro da imagem da Nossa Senhora em direção à Igreja de S. Francisco, sendo o início das comemorações, explica a autarquia de Loulé.

Tal como tem acontecido nos últimos anos, a organização pretende dividir a presença da imagem da padroeira pelas duas freguesias da cidade (S. Clemente e S. Sebastião), pelo que, no dia 1 de maio, às 21h00, terá lugar a procissão com a Imagem da Nossa Senhora da Piedade para a Igreja Matriz.

Durante os quinze dias da sua «estadia» na cidade, quer na Igreja de S. Francisco, quer na Matriz, «as novenas e os sermões conduzidos por afamados oradores sacros perfazem uma vigília religiosa de grande poder espiritual». Mas, segundo o município, haverá espaço também para momentos culturais como o espetáculo de Fados “Ancorados na Esperança”, com Isa de Brito e Luís Manhita, na Igreja de S. Francisco, às 21h30 do dia 28 de abril, ou o concerto promovido pelo Conservatório de Música de Loulé “Professor Francisco Rosado”, no dia 2, pelas 21h30, na Matriz.

O momento alto da Festa da Mãe Soberana acontece a 4 de maio, com o regresso da padroeira à sua Ermida. Esta é, de resto, uma celebração que atrai milhares de peregrinos à cidade de Loulé, enfatiza nota divulgada.