Isa Romana Morgado Rodrigues Brito, é natural de Quarteira e tem vindo a fazer um percurso notável no mundo da canção, quer no panorama regional, quer além fronteiras.
Nasceu no dia 25 de Fevereiro de 1984 e, desde a tenra idade que a canção era uma paixão e uma inspiração para enaltecer a música Portuguesa.
Aplaudida em muitos palcos, o Fado assumiu-se como um género musical de excelência no seu percurso.
Começou por ganhar concursos de Fado Amador e a mostrar a diferentes públicos o seu talento e uma enorme capacidade em cantar e interpretar com alma lusitana.
Da “brincadeira” rapidamente passou a encarar a música como uma arte e um dom muito seu, fato testemunhado por António Alvarinho que, segundo Isa Brito, “foi o meu pai artístico”. A par da canção, também a representação ilustra o percurso artístico desta jovem algarvia.
Faz parte do Grupo de Teatro Amador de Quarteira desde a sua formação e teve oportunidade de descobrir e desenvolver potencialidades artísticas e dar os primeiros passos para uma carreira que não mais parou de surpreender o público e o grande mentor dessas descobertas. Em jeito de brincadeira, Isa Brito costuma dizer que:“a culpa de tudo isto é do Sr. Alvarinho, o meu Pai Artístico”.
Sem deixar de frisar o “outro grande culpado” do seu sucesso, Isa Brito destaca Valentim Filipe, mentor do projeto no qual está integrada, o grupo Al Mouraria.
Sobre Valentim Filipe, Isa Brito recorda o convite para integrar o Grupo após as suas prestações em concursos de Fado Amador e, em que teve oportunidade de mostrar o seu talento e a razão pela qual apostaram em si e lhe deram a classificação máxima.