A Animagoria - Festa do Cinema de Animação do Algarve regressa a Faro, nos dias 29 e 30 de setembro, para a sua segunda edição em parceria com o Cineclube de Faro, a Direção Regional do Algarve do IPDJ e a Associação Recreativa e Cultural de Músicos.
O evento arranca no dia 29, pelas 18h00, no Auditório do IPDJ em Faro, com a exibição da longa-metragem de animação portuguesa "Nayola" (inscrições aqui) e seguirá no dia seguinte com um workshop de animação para crianças às 10h00 e uma sessão de curtas-metragens às 21h00.
A sessão de curtas-metragens será dividida em dois momentos: curtas de estudantes e curtas profissionais. Na categoria de filmes de estudantes serão exibidos os filmes: "A Semente que Palpita" (2022), "Moon Mole" (2022), "O Dia em que os Porcos Voaram" (2023), "Rising in a Spiral" (2021), "Santuário" (2020), "Tudo o que fica na superfície morre" (2022). Na categoria de filmes profissionais: "Alento" (2022), "Ice Merchants” (2022), "Elo" (2020) e "Estória do Gato e da Lua” (1995). No final de cada momento haverá uma conversa com os realizadores presentes.
Organizada por antigos alunos da Universidade do Algarve, Catarina Calvinho Gil (assistente de realização do filme “Nayola” (2023) e Pedro Leitão (doutorando do CCMAR), a Animografia - Festa do Cinema de Animação do Algarve foi criada com o objetivo "dar voz e visibilidade a jovens autores, além de destacar filmes de animação social e politicamente conscientes. Pretende pensar-se a imagem animada como uma forma de arte capaz de comunicar com e sobre o mundo, um meio de resistência, um berço de respeito pela diversidade", explica a organização em comunicado.