Economia

Investimento em empreendimento turístico em São Brás de Alportel rondará os 50 milhões de euros

Fotos - CM São Brás de Alportel
Fotos - CM São Brás de Alportel  
A Câmara Municipal de São Brás de Alportel celebrou esta quinta-feira, a emissão do maior titulo de loteamento alguma vez emitido no concelho, que vai permitir a concretização do empreendimento turístico da Herdade do Monte da Ribeira – Pêro de Amigos com capacidade diária para 909 pessoas, e um investimento estimado de 50 milhões de euros.

Em nota divulgada, a autarquia fala de um "projeto estruturante para o desenvolvimento económico e turístico" do concelho, em particular da zona serrana, cuja conceção "pugna por uma preocupação ambiental tanto ao nível das técnicas e materiais de construção, de medidas de eficiência hídrica, energética e de gestão de resíduos, revitalização e recuperação de habitats e promoção do património natural".
 
O Plano de Urbanização do projeto foi feito em 2008, tendo obtido a declaração de Interesse Público Municipal em 2020. A mesma nota salienta que os processos do estudo de impacte ambiental, "demonstrou o impacto altamente positivo deste investimento", considerado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve como um projeto estruturante para a região.
 
 
Para o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, o apoio do Município a este investimento, "são inequívocos uma vez que vai ao encontro do esforço que o Município tem vindo a fazer para atrair novos investimentos para o concelho, que dignificam e valorizam a paisagem".
 
O primeiro Núcleo de Desenvolvimento Turístico de São Brás de Alportel vai ser implementado numa herdade com 200 hectares, localizado no sopé da Serra do Caldeirão e nas encostas da Ribeira do Alportel, apenas a quatro quilómetros da vila.
 
O empreendimento vai ocupar 50 hectares da propriedade e terá uma área de construção nova de 31.500 metros quadrados que vão permitir a capacidade diária de acolhimento de 909 pessoas, colocando-se entre os 10 maiores deste género na região do Algarve.
 
O complexo vai contemplar a construção de um hotel, de um apart-hotel, de moradias, de zonas verdes e de agricultura e zonas comuns.