De acordo com os dados apurados, as Câmaras Municipais executaram, em média, cerca de 90% do investimento previsto desde 2014, superando significativamente a taxa de execução do Estado central.
Entre os municípios com maior crescimento absoluto do investimento em 2024, Lagoa surge em destaque, integrando o grupo restrito (TOP 10) de autarquias que registaram aumentos superiores a 50%, ao lado de grandes municípios do litoral.
Desta forma, o Município de Lagoa beneficia de uma maior autonomia financeira, "sustentada em receitas próprias e numa gestão prudente, assegurando financiamento para projetos estruturantes, quer através de fundos europeus, quer por via de investimento municipal direto", adianta o comunicado.
Para o autarca Luís Encarnação, "este crescimento expressivo do investimento municipal demonstra a capacidade do Município de Lagoa em transformar planeamento em obra feita. Num contexto nacional marcado por dificuldades de execução, Lagoa afirma-se como um concelho que sabe aproveitar oportunidades, nomeadamente fundos comunitários, sem abdicar do rigor financeiro. O investimento realizado tem impacto direto na qualidade de vida dos lagoenses, através da melhoria das infraestruturas, da requalificação urbana, da modernização das redes e condutas, do reforço dos equipamentos públicos e do apoio ao desenvolvimento económico e social do concelho."