A cidade de Lagos acolheu a 2.ª edição do Devfest Lagos, um evento que atraiu cerca de 215 participantes e foi marcado pela partilha das mais recentes tendências em inteligência artificial (IA), negócios, empreendedorismo e marketing digital.
Organizado pela Câmara Municipal de Lagos com o Google Developer Group (GDG) Lagos, o evento reforçou o compromisso do município em fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo nestas áreas de tendência no concelho.
Conforme explica o Município em nota divulgada, o dia 11 de outubro foi dedicado a um ciclo de workshops em várias localizações da cidade, com destaque para as sessões realizadas nas Escolas Secundárias Júlio Dantas e Gil Eanes, que contaram com a presença de turmas do 10.º, 11.º e 12.º ano. O workshop "A Corrida dos Copilotos: Gemini Code Assist e Seus Concorrentes", liderado por Luiz Carneiro, e a sessão "Primeiros Passos com GenAI como Mobile Developer", com Elaine Dias Batista, proporcionaram aos alunos uma introdução ao mundo da IA e das ferramentas de código assistido.
Com o ciclo de workshops realizado no dia anterior ao evento principal, que incluiu mais duas sessões – uma na Fábrica do Empreendedor de Lagos e outra na Câmara Municipal de Lagos –, o total de participantes atingiu 132 pessoas.
O ponto alto do evento deu-se no dia 12 de outubro, na Câmara Municipal, onde foram realizadas diversas palestras, tendo registado a participação de 83 pessoas. No evento, foram partilhados conhecimentos em áreas como inteligência artificial (IA), negócios, empreendedorismo e marketing. A manhã começou com Patty O'Callaghan, que apresentou os desafios da governança da IA, abordando questões éticas e regulatórias fundamentais para o futuro desta tecnologia. Logo de seguida, Patrícia Cardoso trouxe uma abordagem prática à gestão empresarial com o seu guia de negócios sem stress, oferecendo estratégias para gerir com equilíbrio o dia-a-dia profissional. Ainda durante a manhã, Simone Cimiluca-Radzins explicou o seu sistema de construção de riqueza, delineando quatro pilares essenciais para empreendedores que desejam alcançar sucesso financeiro. Por outro lado, Tomás Ziobrowski sublinhou a importância da marca pessoal no mundo profissional atual, destacando como esta pode ser um fator determinante para o sucesso.
Durante a tarde, o destaque foi para a aplicação da IA no mundo dos negócios. Cristiano Carmo, natural de Lagos, demonstrou como a IA pode ajudar a otimizar a conversão de leads em plataformas como o Marketplace Amazon, revelando estratégias eficazes para aumentar vendas. Kenneth Rohde, por sua vez, apresentou uma visão detalhada sobre o impacto das tecnologias de IA no desenvolvimento dos PCs e o papel fundamental que estas desempenham na era moderna da web. Para encerrar o dia, Juan Carlos González partilhou a sua experiência sobre o desenvolvimento de um estilo de vida empreendedor, oferecendo dicas sobre como alinhar a vida pessoal e profissional para atingir um equilíbrio sustentável.
O município contou ainda com a colaboração de dois dos seus projetos mais dinâmicos na área do empreendedorismo: a Fábrica do Empreendedor de Lagos e o Espaço de Cowork Municipal – CoLagos.
Sandra Oliveira, vereadora da autarquia e responsável pelo pelouro do empreendedorismo, destacou a relevância do evento, não só pela transmissão de conhecimentos em áreas emergentes como a inteligência artificial (IA) e o empreendedorismo, mas também pela importância do trabalho em rede entre o GDG Lagos, a Fábrica do Empreendedor e o CoLagos, assim como o papel desempenhado pelo Serviço de Empreendedorismo da Câmara Municipal de Lagos. Sublinhou ainda a importância do Espaço Empresa, disponível no edifício da Câmara Municipal, que oferece serviços de apoio ao emprego e à criação de empresas, entre outros recursos importantes para o desenvolvimento económico local.