Política

Iniciativa Liberal disponível para contribuir para o desbloqueio do chumbo do Orçamento Municipal de Faro

 
A Iniciativa Liberal Faro, partido que integra a coligação Unidos por Faro no Município de Faro, considera a recente reprovação do orçamento municipal pela Assembleia Municipal de Faro "incompreensível, tanto para o partido como para os farenses".

Em comunicado, o partido lembra que a Assembleia Municipal de Faro, em sessão ordinária do dia 19 de dezembro, reprovou a proposta de orçamento municipal apresentada pelo executivo do Município de Faro, com os votos contra dos partidos PS, CDU, BE, PAN, bem como de 2 deputados municipais do Partido Social Democrata (PSD), partido que igualmente integra a coligação Unidos por Faro. A IL Faro afirma que durante as discussões preliminares do orçamento municipal, não existiram quaisquer indicações sobre uma eventual reprovação da proposta por parte dos diversos membros que integram a coligação na Assembleia Municipal de Faro.
 
Neste contexto, a IL Faro considera que caberá agora ao PSD Faro a responsabilidade de encontrar uma solução para resolver o impasse que gerou no seio dos seus membros, bem como restabelecer a confiança dos farenses e dos partidos que integram a coligação.
 
O Grupo Municipal da Iniciativa Liberal na Assembleia Municipal em Faro encontra-se disponível para contribuir para o desbloqueio da situação, afirmando que não aprovará uma eventual adaptação ao orçamento municipal proposto que provoque um aumento da dotação da despesa corrente face à versão submetida a votação na última sessão ordinária da Assembleia Municipal de Faro. Consequentemente, o grupo municipal considera que, a verificar-se qualquer alteração modificativa na dotação das alíneas da despesa corrente, o aumento necessitará ser compensado com reduções das dotações inscritas noutras alíneas da mesma despesa corrente, defendendo a manutenção do atual equilíbrio orçamental.
 
No decorrer da discussão do orçamento na Assembleia Municipal de Faro, o deputado municipal da Iniciativa Liberal, Daniel Viegas, destacou que, num ano em que se registará uma redução das taxas de IMI e Derrama, seja reforçada a capacidade de investimento do Município de Faro, facto que se traduz num peso cada vez maior das despesas de capital no orçamento. No entanto, alertou igualmente para o aumento "muito expressivo" das despesas com pessoal previstas pelo município para o próximo ano e que correspondem a 46% do aumento global das despesas.
 
O Grupo Municipal da IL na Assembleia Municipal de Faro destaca que a contenção da despesa corrente e o aumento do peso relativo da despesa de capital no orçamento municipal de Faro, são essenciais para viabilizar a execução de diversos projetos estruturantes para Faro ao longo dos próximos anos.