O II Encontro Bibliomargens, uma iniciativa conjunta da rede de bibliotecas do Baixo Guadiana e da Câmara Municipal de Alcoutim, anuncia este ano um enfoque especial no tema "Bibliotecas:
Espaços de Liberdade". O evento agendado para o dia 28 de maio, acontece no Espaço Guadiana, na vila de Alcoutim.
Segundo nota do Município de Alcoutim, no fórum será discutido como as bibliotecas podem promover e preservar a liberdade nas suas diversas formas.
Entre os tópicos a serem abordados, destacam-se: A importância fundamental da liberdade de informação e expressão, enfatizando as bibliotecas como espaços neutros que facilitam o acesso a uma ampla gama de ideias e perspetivas.
O papel das bibliotecas como catalisadoras de mudanças sociais positivas, por meio do acesso à informação e do desenvolvimento do pensamento crítico.
A necessidade de garantir que as bibliotecas sejam espaços inclusivos que acolham uma diversidade de ideias, culturas e identidades.
Exemplos inspiradores de bibliotecas no Algarve e na Andaluzia que estão envolvidas na defesa da liberdade de informação e expressão, bem como na promoção da equidade por meio de programas e parcerias com várias organizações.
Capacitação dos participantes com uma compreensão renovada do valor das bibliotecas como espaços de liberdade, juntamente com um compromisso de proteger e promover esses princípios nas suas práticas profissionais e nas comunidades em que vivem ou trabalham.
O II Encontro Bibliomargens conta com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares, bem como das Bibliotecas Municipais de Castro Marim e de Vila Real de Santo António.