O objetivo principal é o de estimular e motivar os jovens músicos – dos 10 aos 35 anos - e de facilitar a sua integração no meio artístico.
À semelhança do que aconteceu há dois anos, a Câmara de Lagoa refere em nota publicada, que estiveram em concurso 59 concorrentes de vários países, (Grécia, China, Rússia, Inglaterra, Itália, Suíça, México, Áustria, França, Ucrânia, Tailândia e Portugal).
Paralelamente ao evento, teve lugar a atribuição do "Prémio Cidade de Lagoa" para o melhor guitarrista algarvio a concurso, visando, neste caso, promover e incentivar o gosto pelo instrumento guitarra nos jovens músicos da região do Algarve.
Na cerimónia de encerramento atuaram as classes A e C da Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve, já com vinte e quatro anos de existência.
"O Concurso Internacional de Guitarra Cidade de Lagoa – Zé Gregório é já uma referência cultural de grande prestígio, que muito orgulha o nosso concelho. É com entusiasmo que continuamos a apoiar esta iniciativa, que projeta Lagoa a nível internacional e incentiva o talento musical dos jovens, tanto da região como do mundo." declarou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal da Lagoa.