O Hotel Quinta do Marco, localizado em Santa Catarina da Fonte do Bispo, concelho de Tavira, foi alvo de várias remodelações, com apoio do programa de requalificação da oferta, promovido pelo Turismo de Portugal, em parceria com o Crédito Agrícola.
Uma das preocupações da equipa gestora da unidade hoteleira, prende-se com a sustentabilidade, minimizando os impactos ambientais no conceito de eco turismo, onde as áreas ajardinadas do hotel possuem, maioritariamente, espécies autóctones que reduzem a necessidade de rega. Em 2022 foram plantadas mais de 200 alfarrobeiras.
Um dos investimentos mais significativos do programa será, brevemente, a aquisição e instalação de uma estação de tratamento de águas residuais Eco Flow, permitindo que a água tratada seja utilizada para a rega de árvores. Este sistema de tratamento tem a pegada de carbono mais baixa do mercado.
Simultaneamente, foram instalados redutores de caudal em todas as torneiras, carregadores para carros elétricos, foi reduzida a utilização de plástico, com a disponibilização de recipientes recicláveis nos espaços comuns.
No que diz respeito aos quartos, do rés-do-chão, foram totalmente remodelados, visando aumentar o conforto dos clientes e a redução dos consumos, nomeadamente energéticos e hídricos. As piscinas serão aumentadas, numa obra a realizar na próxima época baixa, mantendo o sistema de aquecimento da água já instalado. Foram renovadas também as zonas de sombreamento e criado um miradouro panorâmico, onde os clientes poderão desenvolver várias atividades como observação das estrelas, massagens, aulas de yoga, workshops de artesanato, entre outras.
O restaurante foi igualmente alvo de investimentos, tanto na sala como na cozinha, mantendo um menu orientado para a Dieta Mediterrânica.