Saúde

Hospital Lusíadas Albufeira apresenta novos tratamentos em cardiologia

 
A Lusíadas Saúde dotou o Hospital Lusíadas Albufeira de duas novas intervenções médicas consideradas complexas, nomeadamente a ablação de fibrilhação auricular e a implantação de cardiodesfibrilhador.

Um dos novos serviços que o Hospital Lusíadas Albufeira passa a assegurar, a partir de hoje, é a realização da ablação de fibrilhação auricular, intervenção clínica até então inexistente na região algarvia. A fibrilhação auricular é um tipo de arritmia fortemente associada a acidentes vasculares cerebrais e insuficiência cardíaca. Entre as suas opções de tratamento está a ablação, um procedimento invasivo que permite tratar, de forma mais eficaz, doentes com fibrilhação auricular que demonstrem resistência à terapia convencional. Graças a este novo serviço assegurado a partir de agora no hospital, a população algarvia passa a ter acesso a um dos tratamentos mais avançados na área da Cardiologia, sem necessidade de se deslocar a Lisboa para proceder à sua realização.
 
O outro novo serviço é a introdução da implantação de cardiodesfibrilhador, intervenção cujo principal objetivo é a prevenção da morte súbita em doentes com disfunção ventricular esquerda grave, graças à implantação de um Cardioversor Desfibrilador Implantável (CDI), dispositivo que permite monitorizar e regular o ritmo cardíaco, possibilitando um avanço muito significativo no tratamento de situações cardíacas críticas.
 
As duas novas intervenções asseguradas pelo Hospital Lusíadas Albufeira contam com o apoio de uma equipa de profissionais de saúde, liderada pelos cardiologistas João de Sousa e Afonso Nunes Ferreira, e que integra médicos, técnicos e enfermeiros de Lisboa e do Algarve.
 
O Grupo Lusíadas Saúde refere em comunicado, que pretende, através desta aposta na área de cardiologia da unidade de Albufeira, "fortalecer a capacidade de atendimento na região do Algarve, com planos para o desenvolvimento e formação de médicos locais no futuro, em colaboração com especialistas em aritmologia de intervenção dos Hospitais Lusíadas em Lisboa e Amadora".