O extremo cabo-verdiano Hélio Varela assinou hoje pelos belgas do Gent, num negócio que rendeu cinco milhões de euros (ME) ao Portimonense, confirmou à Lusa fonte do clube da II Liga de futebol.
O jogador de 22 anos foi anunciado como reforço do Gent, atual 11.º classificado da Liga belga, que desembolsou cinco ME por 80% do passe, num acordo que prevê mais um milhão de euros por objetivos, segundo fonte do emblema algarvio.
Antes de viajar para a Bélgica, Hélio Varela tinha sido titular no empate sem golos do Portimonense frente ao Felgueiras, em jogo disputado na segunda-feira em Vizela, da primeira jornada da II Liga de futebol.
O internacional cabo-verdiano alinhou em 2022/23 na equipa de sub-23 do Portimonense e, na temporada transata, foi a revelação dos algarvios na I Liga, com seis golos e três assistências, numa campanha que terminou com a descida à II Liga, após o play-off com o AVS.
Hélio Varela é natural de Almada e passou na sua formação por Monte da Caparica, Charneca da Caparica, Cova da Piedade, Vitória de Setúbal e Amora, onde iniciou a carreira de sénior, representando também o Sintrense antes de chegar ao Algarve.
O Portimonense, orientado por Sérgio Vieira, ocupa o 12.º lugar do segundo escalão após a primeira jornada, recebendo a União de Leiria no sábado, às 20:30.
Lusa