No âmbito da campanha de sensibilização – Água é Vida, da Águas do Algarve, teve lugar, este sábado, a cerimónia de lançamento do projeto H2O Kids - Gotas de Sabedoria, no anfiteatro da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve.
Foi uma tarde animada com a presença de muitas crianças, que foram as protagonistas de um projeto que visa sensibilizar para o uso eficiente da água de forma a garantir a sua sustentabilidade. Num tempo em que a região se debate com o problema da seca, H2O Kids, é uma forma diferenciada de despertar para a importância que a água tem no nosso dia a dia. A sessão contou com a atuação do grupo infantil do Coral Ossónoba, que deu voz à música original do projeto.
No final da sessão, a presidente do conselho de administração da Águas do Algarve, disse ao nosso jornal, que o objetivo do H2O Kids, é "sensibilizar as camadas mais jovens, embora tenhamos projetos adequados a todas as faixas etárias desde os mais pequenos, passando pelos jovens estudantes, até para os de terceira idade. Temos projetos para todos, mas este é mais importante, porque sensibilizando os mais pequenos, estes podem transmitir a mensagem aos pais e avós". Isabel Soares frisou ainda que se trata de uma mensagem "muito importante para o presente, mas sobretudo para o futuro, devido às alterações climáticas".
A porta-voz da Águas do Algarve, Teresa Fernandes, explicou que os resultados superaram as expetativas com 200 contactos de crianças que quiseram participar, "depois fizemos um primeiro casting através de videochamada, e foram consideradas 50 crianças, um número maior do que aquele que inicialmente estávamos à espera". Adiantou que foi dada relevância à espontaneidade dos participantes, "embora víssemos que todos tinham essa vontade de participar, a manifestação verbal nem sempre acontecia e terá sido esse o limite na seleção".
O objetivo passa por reforçar as campanhas de sensibilização para o problema da escassez de água de uma forma diferente do habitual, para chegar cada vez mais a um maior número de públicos "porque muitas vezes aquilo que é diferente acaba por chamar mais a atenção e é o que estamos a verificar". A responsável pela sensibilização ambiental da empresa, lamentou, contudo, o "muito desperdício de água" que ainda se verifica. "Costumo dizer que se nós não estamos a usar, porque razão continuamos a desperdiçar, será que as pessoas deixam a luz acesa quando não estão a usar? Por exemplo, eu não deixo o telefone ligado quando não estou a usar, é uma comparação simplista mas que de facto faz todo o sentido, para um produto que tem um valor inquestionável, que é o valor da vida", sublinhou.
Ainda assim, reconhece que com esta campanha da seca tem havido união por parte de diferentes entidades em prol da questão da água, "acho que é a primeira vez que isto está a acontecer, e mesmo assim ainda há muito por fazer. Com esta questão das chuvas que caíram no Algarve, as pessoas começam a dizer, já temos água, não é preciso poupar, vou voltar àquilo que estava antes, e essa forma não é a correta, quando falamos de poupança, essa poupança está associada à escassez, mas aquilo que se pretende é o uso eficiente e não poupança", reforçou.
No âmbito do projeto H2O Kids, foi dado a conhecer o primeiro episódio, mas nos próximos tempos, serão revelados mais 20, "todos eles com crianças diferentes com uma ingenuidade que é maravilhosa", concluiu.