Decorreu nesta quarta-feira, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, em Faro, a primeira reunião do grupo de trabalho criado por despacho do Governo, que visa estabelecer a capacidade de carga humana e determinar as condições de acesso às Grutas de Benagil.
Localizadas junto da Praia de Benagil, no concelho de Lagoa, são um dos principais pontos turísticos do Algarve, designadamente o Algar de Benagil. Estas grutas naturais têm suscitado, nos últimos anos, a curiosidade de um crescente número de pessoas, que as procura por via marítima, levando a um aumento expressivo do número de visitantes, sobretudo no período estival.
Segundo a CCDR, "torna-se necessária a definição do limite máximo da capacidade de carga humana” no local e “fundamental regulamentar o respetivo acesso” para garantir a “proteção e prevenção de situações de risco para a segurança das pessoas”, frisando que se trata de uma área sujeita a erosão e onde deve ser feito um “reforço” da segurança.
A reunião permitiu a todos os intervenientes do grupo de trabalho uma primeira partilha de opiniões, conhecer os dados das diversas entidades sobre as Grutas de Benagil e efetuar e uma primeira abordagem sobre a metodologia de trabalho tendo concretizar o despacho governamental.
A próxima reunião deverá decorrer na segunda quinzena de outubro.