A FATACIL (Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa) está de volta para a sua 43ª edição, prometendo mais uma vez ser um dos eventos de maior destaque no verão algarvio.
A decorrer de 16 a 25 de agosto, a cerimónia de abertura oficial terá lugar na próxima sexta-feira, às 18 horas. Para o Município de Lagoa, o certame, "reconhecido como a maior feira a sul do Tejo, volta a reunir o melhor que o Algarve e o país têm para oferecer", realça em comunicado.
O cartaz do evento inclui no dia 16 de agosto: Os Quatro e Meia, 17, Ivandro, 18, D.A.M.A, 19, João Pedro Pais, 20, Carolina Deslandes, 21, David Carreira, 22, Julhinho KSD, 23, Amália Hoje, 24, Calema e a fechar no dia 25 de agosto, os míticos Xutos & Pontapés
Este ano, uma das principais novidades é a criação de um novo parque de estacionamento nas imediações do recinto, que visa facilitar a entrada e saída do evento. Há também a estreia do Palco Algarve, um novo espaço inteiramente dedicado à promoção de bandas tradicionais e artistas locais. Este palco junta-se ao Palco Fatacil e ao Palco Lagoa, reforçando o compromisso da FATACIL com a valorização da cultura e dos talentos da região.
Na vertente ambiental, a FATACIL ostenta o selo de EcoEvento, atribuído a eventos que se destacam pela implementação de medidas de sustentabilidade, como a separação seletiva de resíduos, recolha de biorresíduos e óleos alimentares, utilização de copos reutilizáveis e a redução do uso de plástico e papel.
Este ano, o programa de espetáculos equestres será novamente um dos pontos altos do evento. Durante o certame, o picadeiro da FATACIL será palco de 14 espetáculos equestres. Um dos destaques será a presença inédita em Portugal de Miron Bococi, uma figura de proa no universo equestre internacional.