Ambiente

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Foto - Depositphotos  
A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e pelo ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, vai reunir até dia 10 de maio, em Faro.

Segundo informou comunicado do gabinete da ministra do Ambiente e Energia, nesse encontro "serão coordenadas as novas decisões sobre a gestão dos recursos hídricos no Algarve".
 
O ministério do Ambiente reconhece que a região não tem estado "devidamente preparada" para enfrentar situações de escassez hídrica, pela "falta de planeamento e de concretização de projetos relevantes para a gestão da água e a baixa execução verificada, nos últimos anos".
 
Será marcada, entretanto, para 30 de abril, uma reunião da Subcomissão Regional da Zona Sul da Comissão de Gestão de Albufeiras, envolvendo os principais agentes ligados à utilização da água, para avaliar a situação na região.
 
O Governo assume como grande prioridade estratégica a gestão sustentável dos recursos hídricos, referindo "estar comprometido em garantir o abastecimento eficiente de água à população, à agricultura e à indústria".
 
Defende no mesmo documento, "que é fundamental acelerar e reforçar os investimentos que aumentem a eficiência hídrica, potenciem a capacidade de armazenamento, reduzam as perdas nas redes de abastecimento público e nas redes de rega, e otimizem as infraestruturas existentes". Tem também intenção de implementar um plano nacional de armazenamento e abastecimento eficiente da água.