Política

Governo confirma investimento de 22,6 milhões de euros no setor da pesca no Algarve

Governo confirma investimento de 22,6 milhões de euros no setor da pesca no Algarve
Governo confirma investimento de 22,6 milhões de euros no setor da pesca no Algarve  
Foto - Pixabay
Na audição parlamentar do ministro da Agricultura e Pescas, no âmbito da apreciação, na especialidade do Orçamento do Estado para 2025, a deputada Ofélia Ramos (PSD Algarve) sublinhou a importância estratégica da pesca para a economia algarvia e destacou os desafios que ameaçam a segurança e a competitividade do setor que considera "essencial". Segundo comunicado do PSD Algarve, a deputada apresentou três questões prioritárias "para garantir um futuro mais seguro e competitivo" para a pesca na região.

Em primeiro lugar, frisou a urgência de investimentos nos portos de pesca da região, com foco particular no Porto de Pesca de Quarteira. “Este porto destaca-se a nível nacional em vendas e capturas, mas carece de melhorias essenciais para assegurar a segurança e a eficiência no desembarque e na logística,” afirmou a deputada, que questionou o ministro sobre os investimentos previstos para os portos algarvios.
 
A deputada abordou também a questão do abastecimento de gelo nas lotas do Algarve, realçando que a conservação do pescado "é vital" para manter a qualidade e competitividade dos produtos locais, e destacou as falhas no abastecimento como um fator que compromete toda a cadeia.
 
Por fim, falou do problema das dragagens nas barras e canais do Algarve, que afetam a navegabilidade e a segurança dos pescadores. Lembrou que o assoreamento ameaça as operações diárias dos pescadores, apontando a situação crítica na barra da Fuseta como exemplo. “Precisamos de operações de dragagem que garantam condições de navegação seguras para quem depende do mar. E é sobre isto que o Algarve espera respostas concretas.”
 
O Governo respondeu detalhando um conjunto de investimentos já aprovados e em execução para o Algarve no âmbito do programa Mar 2030, com uma dotação de 20 milhões de euros (13 milhões do FEAMPA). Destes, 5 milhões são destinados a seis projetos de melhoria nas infraestruturas portuárias de Sagres, Lagos, Vila Real de Santo António, Tavira e Portimão. Além disso, a Docapesca prevê intervenções adicionais de 5,5 milhões de euros até 2026, incluindo um novo cais de acostagem em Quarteira e a reabilitação de estruturas em Sagres e Culatra.
 
Para o abastecimento de gelo, foi anunciado um plano de reforço da capacidade de produção, com um investimento de 5,65 milhões de euros para unidades em Sagres, Lagoa, Quarteira e Vila Real de Santo António, em avaliação para financiamento pelo Mar 2030.
 
Com a soma do PRR Pescas e Mar 2030, a tutela confirmou um total de 22,6 milhões de euros em investimentos aprovados para o setor da pesca e aquicultura na região do Algarve, "numa resposta que visa assegurar a modernização e o reforço das condições do setor", lê-se ainda no documento.