A CCDR Algarve confirmou num comunicado, que o Governo, através do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, decidiu assinalar o Dia Mundial do Turismo 2024 com a atribuição da Medalha de Mérito Turístico a Paulo Pinheiro, fundador do Autódromo Internacional do Algarve.
A CCDR lembra que na nota pública aquando do falecimento de Paulo Pinheiro, falou de "um algarvio de mérito, o artífice e o arquiteto de um projeto de dimensão internacional que colocou a região do Algarve como destino privilegiado dos amantes dos desportos motorizados".
A Medalha de Mérito Turístico, criada pela primeira vez em 1969, distingue pessoas singulares e instituições que tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento do turismo nacional e para o reconhecimento de Portugal como país de Turismo. No comunicado, a CCDR assinala que o reconhecimento do trabalho desenvolvido por Paulo Pinheiro "é um ato de inteira justiça pelo seu empenho e sonho em fazer do Algarve um dos grandes destinos de desportos motorizados do mundo".
Engenheiro mecânico de formação e ex-piloto automóvel, Paulo Pinheiro sonhou e concretizou a construção do Autódromo Internacional do Algarve, integrado no projeto global Algarve Motor Park, iniciado em 2001 e inaugurado no ano de 2008.
Em 2004, criou e tornou-se diretor de equipa da Parkalgar Racing Team, com a qual participa no Campeonato do Mundo de Motociclismo, numa parceria com a Honda.
Mais recentemente, alargando e complementando o leque de atividades da empresa, em parceria com a Universidade do Algarve, lançou em 2022 o Parque Tecnológico Celerator focado nos setores dos transportes, mobilidade e soluções energéticas, visando a aplicação e desenvolvimento de energias renováveis, num investimento que acolherá empresas das novas tecnologias no automóvel do futuro.
Com 52 anos de idade, Paulo Pinheiro faleceu em França no dia 10 de julho de 2024.