Este ano as Festas do Pescador assinalaram 25 anos de existência, celebrando as bodas de prata, no segundo fim de semana de setembro (6, 7 e 8) e brindaram milhares de visitantes com a gastronomia e doçaria da região.
Segundo nota da autarquia de Albufeira, as festas dedicadas aos pescadores surgiram em 1997 pelo Rancho Folclórico Infantil de Albufeira, tendo sido acolhidas pelo município.
O presidente do Município lembrou que, o propósito desta iniciativa «é homenagear os homens e mulheres que ao longo de séculos fizeram do mar o seu ganha-pão».
José Carlos Rolo realçou que, nas bodas de prata, o município decidiu recuperar os jogos tradicionais que animaram o areal da praia dos Pescadores.
A nota refere ainda que, a Festa do Pescador tem contado com uma forte participação das associações do concelho, responsáveis pela parte gastronómica, e muita animação com espetáculos que atraem milhares de pessoas à Praça dos Pescadores. Este ano, no primeiro dia, pisaram o palco Tomás Faísca e Emanuel, o segundo dia foi dedicado ao Festival de Folclore de Albufeira, uma iniciativa que começou um ano antes das Festas do Pescador, com organização do Rancho Folclórico Infantil de Albufeira, que se mantém até hoje, e que é considerado um dos pontos altos do programa. No último dia, o Duo 64 tocou música de baile na primeira parte do espetáculo que encerrou com a atuação de Zé Amaro, cantor country, conhecido como o "cowboy português".