Ambiente

Fundos do PRR vão reforçar interior do concelho de Tavira contra incêndios rurais

 
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Tavira, viu aprovada a candidatura ao “Condomínio de Aldeia – que conta com o financiamento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, informa a autarquia em comunicado.

O Programa “Condomínios da Aldeia”, gerido pelo Fundo Ambiental, tem como objetivo dar apoio e resiliência às aldeias localizadas em territórios vulneráveis de floresta, através de um conjunto de ações destinadas a assegurar a alteração do uso, a ocupação do solo e a gestão de combustíveis em redor dos aglomerados populacionais, reduzindo o volume de vegetação disponível para arder, prevenindo-se os incêndios rurais/florestais.
 
Explica o município que, no concelho de Tavira, consideraram-se dois “Condomínios de Aldeia”, um na freguesia de Cachopo, nos montes do Almarginho e Fonte do Corcho, com área total de intervenção de 6,403 hectares e outro, na Freguesia de Tavira, em Vale Covo e Monte das Casas, com uma área total de intervenção de 12,45 hectares.
 
As principais ações a desenvolver passam por reuniões preparatórias de envolvimento da população com sensibilização dos moradores das aldeias, a limpeza e preparação dos terrenos para plantações de pomares e sementeiras permanentes de sequeiro, a beneficiação de infraestruturas de irrigação, instalação de bocas-de-incêndio e a criação de carregadouro para material vegetal para produção de estilha.
 
As Juntas de Freguesia de Cachopo e Tavira colaboram com o município enquanto parceiros neste programa, completa comunicado da edilidade.