Desporto

Frederico Silva vence Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António

Frederico Silva - Foto  - Nuno Martins
Frederico Silva - Foto - Nuno Martins  
Frederico Silva salvou 6 'match-points' na final, antes de conquistar, hoje, o 20.º título da sua carreira no ITF World Tennis Tour, e tornou-se no terceiro português em três anos a vencer o Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António.

PUB

O campeão nacional ganhou a 5.ª edição deste torneio da categoria M25, de 30 mil dólares (quase 29 mil euros) em prémios monetários, que decorreu no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António. Em 2023 tinha sido a vez de Francisco Rocha e em 2024 Jaime Faria.
 
Numa final alucinante, Fred Silva, o 2.º cabeça de série, derrotou o austríaco Sandro Kopp, o 7.º jogador da prova, por 4-6, 6-1 e 7-6 (14/12), ao cabo de mais uma maratona, esta de 3h24. 
 
O jogador de 29 anos, das Caldas da Rainha, que treina no centro de alto rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, não se esqueceu de agradecer à treinadora Neuza Silva e ao fisioterapeuta Rodrigo Palma, que o acompanharam.
 
«Gostava de ter conseguido entrar melhor nos encontros. Nos últimos três não entrei muito bem, depois fui subindo com o desenrolar dos jogos, mas é uma coisa que quero melhorar para a próxima semana – tentar entrar melhor em jogo. Apesar de tudo, aceitei bem isso (...) e senti-me mentalmente competitivo para virar os resultados a meu favor», reconheceu.
 
Fred Silva, que vinha de integrar a seleção nacional que derrotou o Mónaco em Monte Carlo, numa eliminatória da Taça Davis, tinha conquistado o seu último título noutro M25, em Vale do Lobo, em novembro. Valoriza o número impressionante de 20 títulos, mas também relativiza-o, pois as suas ambições são maiores.
 
«Tenho a noção de que se estivesse a jogar challengers os números não seriam esses. Os 20 títulos são a mesma coisa, ou seja, estou muito contente que sempre que venho a estes torneios tenho a possibilidade de ganhar, mas, se calhar, o meu objetivo é passar para a frente e não estar muito mais tempo a somar títulos destes. Obviamente, estou muito satisfeito de ganhar um torneio que estava fortíssimo e de ter feitos vários encontros bons», concluiu, depois de embolsar 4.150 euros de prémio e de somar 25 pontos para o ranking do ATP Tour.
 
O 5.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António contou para o ranking mundial do ATP Tour, e foi organizado pelo Clube de Ténis de Vila Real de Santo António, com o apoio da Câmara Municipal (VRSA) e da Federação Portuguesa de Ténis.