Sociedade

Formação em Sagres vai ajudar surfistas a salvar mais vidas

Surf & Rescue
Surf & Rescue  
A Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP) e o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) promovem uma nova ação de formação de salvamento 2.0, agora em Sagres. A iniciativa pretende ainda revolucionar o resgate ao instalar desfibrilhadores em várias escolas de surf, lê-se numa nota enviada ao Algarve Primeiro.

PUB

Surfistas, treinadores e escolas de surf participam no salvamento e apoio a centenas de pessoas no mar todos os anos, de uma forma informal. Reconhecendo esta realidade, a AESP e o ISN formaram uma parceria que estabelece a ligação entre surfistas e Nadadores Salvadores em toda a costa nacional para que, com conhecimentos básicos, estes possam fazer a diferença em situações de afogamento.

Na edição de 2024, mais de 400 pessoas participaram em ações de formação e sensibilização do Surf & Rescue, em várias zonas do país. Agora, à 6ª edição, e depois das primeiras datas em maio, em Esposende, Espinho e Aljezur, segue-se a formação Surf & Rescue 2.0, a 5 e 6 de novembro, em Sagres, na praia da Mareta. Esta versão alargada de 2 dias destina-se a quem já realizou a formação básica Surf & Rescue desde 2020 e irá introduzir a certificação INEM em Suporte Básico de Vida com desfibrilhador, com o intuito de instalar desfibrilhadores e outros equipamentos de resposta a emergências nas Escolas de Surf.

Para um maior aprofundamento dos conhecimentos e certificações dos agentes de surf no terreno e Nadadores Salvadores, é também certificada pelo IPDJ com atribuição de 3 créditos para renovação das cédulas de treinadores. Tem ainda certificação do INEM em Suporte Básico de Vida com DAE, certificação de Primeiros Socorros e de administração de oxigénio.

A formação tem o custo de 90 euros e está limitada a 18 vagas. Afonso Teixeira, coordenador do Surf & Rescue, destaca: “O Surf & Rescue 2.0 tem ações de formação dirigidas a todos os que já frequentaram a formação tradicional. Esta fase da formação inclui certificação do INEM em Suporte Básico de Vida com DAE (desfibrilhação automática externa)”.

O responsável acrescenta às novidades: um projeto piloto que capacita as escolas de surf como agentes de segurança e vigilância nas suas praias, servindo a comunidade: “a certificação Surf & Rescue para escolas de surf vai criar uma rede de escolas de surf, de norte a sul do país, que distingue as escolas que se destacam pelo seu contributo e preparação para atuar em emergências. Estas escolas, com técnicos com a formação Surf & Rescue 2.0, vão ter desfibrilhadores instalados nas suas instalações.”

Quem já fez a formação básica Surf & Rescue pode inscrever-se no website oficial da iniciativa.

O Surf & Rescue é promovido pela Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP) e o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), com o apoio da Fundação Princess Charlène of Monaco, que procura ampliar o seu impacto e contribuir para a criação de ambientes costeiros mais seguros; da Buondi, que patrocina a certificação das escolas de surf e a implementação de desfibrilhadores nas mesmas; do estúdio criativo Ocyano; e ainda dos municípios participantes.