Política

Filomena Sintra promete mais qualidade de vida para a população de Castro Marim

Filomena Sintra tomou posse como Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim
Filomena Sintra tomou posse como Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim  
Fotos - CM Castro Marim
A cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos municipais de Castro Marim para o mandato 2025/2029, teve lugar, ontem, no auditório da Biblioteca Municipal.

PUB

Tomaram posse 19 deputados municipais, assim como a eleição da Mesa da Assembleia que ficou constituída por João Fernandes (PSD) como presidente da Assembleia Municipal, Luís Cruz (PSD) como primeiro secretário e Isabel Revez (PSD) como segunda secretária.

Posteriormente tomou posse o novo executivo autárquico, constituído pela presidente Filomena Sintra (PSD) e pelos vereadores João Pereira (PSD), Jorge Martins (PSD), Ricardo Cipriano (PS) e Rosa Nunes (PS), adianta nota divulgada do município. 

“A figura do presidente da Assembleia Municipal é ser, sobretudo, um vigilante atento, que acompanha e fiscaliza toda a atividade da Câmara Municipal e dos serviços municipalizados, pautando essa missão com os mais nobres padrões de defesa e interesse público, sempre ciente de que a solução de pequenos problemas particulares depende do bem-estar individual, e desse bem-estar individual depende o bem-estar de todos”, referiu o presidente eleito da Assembleia Municipal de Castro Marim, João Fernandes.

Já a presidente eleita da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, disse ser “uma honra” presidir aos destinos do concelho.

Com esta eleição, a autarca acrescentou que a sua equipa foi investida “de uma enorme responsabilidade, resultado de um expressivo e inequívoco voto de confiança da população de Castro Marim”, em que a liderança é “o reflexo do empenho de uma equipa coesa, dedicada a este projeto, cuja força reside na participação de todos os seus membros, na bondade, na amizade e na boa essência de cada um”.

A habitação é o “pelouro prioritário” deste executivo, com a construção de nova habitação a custos controlados para venda, habitação para arrendamento acessível, apoio municipal à reabilitação e habitação no mercado livre, com regulamentos de atribuição elaborados a pensar naqueles que mais precisam, aos que têm família, aos que trabalham ou vivem em Castro Marim, aos jovens e às famílias monoparentais, lê-se na nota.

Além de levar a rede de abastecimento de água a todo o concelho e iniciar a substituição dessas redes de água e saneamento em Castro Marim e Altura, a autarquia falou de outros investimentos a avançar como a Área de Negócios do Sotavento, a intervenção no Castelo, a inscrição da cestaria no Património Imaterial, o Jardim D’Alagoa, a criação de corredores para bicicletas, triciclos e autocarros elétricos entre Castro Marim e Altura, a entrega de novas viaturas aos bombeiros, as obras de mitigação dos efeitos das inundações em Altura, o aumento dos padrões de qualidade e notoriedade da cultura e eventos, o Gabinete do Empreendedor e o gabinete da Qualidade da Informação, a abertura da plataforma de ocorrências à comunidade, a melhoria das instalações municipais e a modernização de equipamentos.

Na área da educação, Filomena Sintra considerou o Município de Castro Marim como o “farol”, anunciando uma nova escola básica de 2.º e 3.º ciclo, uma nova escola primária, mais creches em parceria com o setor social, investimento no ensino profissional, promoção de cursos técnicos superiores profissionais, duplicação do valor de bolsas e a criação do apoio ao ensino articulado e à investigação.

No ambiente, quer melhorar e modernizar o sistema de recolha de resíduos sólidos e urbanos e a higiene urbana através de novos equipamentos co-financiados, o reforço da estrutura orgânica e a intensificação da fiscalização, comunicação, sensibilização ambiental e incentivos à reciclagem.

Estão ainda previstas obras de requalificação da zona ribeirinha de Odeleite e a construção de passadiços que ligarão Altura à Praia Verde e a Praia do Cabeço à Praia Verde, além da criação de eco-jardins com espécies resistentes à seca em várias freguesias, ao mesmo tempo em que espera avançar com a candidatura da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA a Reserva da Biosfera da UNESCO.

Na saúde e bem-estar animal pretende melhorar as condições do Centro de Recolha Intermunicipal, a esterilização de centenas de animais e a aposta na adoção animal.

No desporto, a dias da Eurocidade do Guadiana obter o selo de Comunidade Europeia do Desporto, irá avançar-se com a construção de um relvado sintético em Castro Marim, um Pavilhão Desportivo em Altura, a abertura do Centro de Atividades Náuticas de Odeleite, os campos de ténis de Altura e as ciclovias do Litoral, Barrocal e Paco de Lucia.

Na ação social e saúde aposta na melhoria da qualidade de vida dos castromarinenses com o apoio a medicamentos, apoio ao arrendamento, próteses dentárias e o Programa de Combate ao Tabagismo.