Política

Filomena Sintra assume a presidência da Câmara Municipal de Castro Marim

Filomena Sintra Foto - CM Castro Marim
Filomena Sintra Foto - CM Castro Marim  
Com a saída de Francisco Amaral da presidência do Município de Castro Marim, anunciada hoje numa nota divulgada pela autarquia, é Filomena Sintra que passa a assumir as funções de presidente da edilidade.

PUB

Na nota, Francisco Amaral refere que ao fim de 32 anos à frente dos Municípios de Alcoutim e de Castro Marim, "chegou a hora de abrandar esta missão tão absorvente, aliciante e tão gratificante". Agradece a confiança que a população lhe depositou em 4 atos eleitorais em Castro Marim, referindo que sempre trabalhou em equipa, e que Filomena Sintra e João Pereira "irão continuar este trabalho de melhorar a vida de quem aqui vive". O autarca refere que durante 8 anos, fez o que pôde e o que sabia, deixando a promessa de continuar a dar o seu "contributo" como médico voluntário e a ser "uma presença assídua nas instalações do Município, como vontade manifestada por Filomena Sintra". 

Numa outra publicação, a mesma autarquia refere que Filomena Pascoal Sintra, nascida em 1976, e natural de Pombal, assume a presidência da Câmara Municipal de Castro Marim, após a renúncia de Francisco Amaral.

Foi vice-presidente de Câmara Municipal desde 2005, sendo licenciada em Gestão de Empresas com pós-graduação em Economia Regional e Desenvolvimento Local pela Universidade do Algarve.

Posteriormente obteve uma pós-graduação em Direito do Urbanismo e Turismo pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

É quadro da função pública, técnica oficial de contas e formadora certificada, tendo durante alguns anos dado formações em diversas áreas.

Foi diretora executiva da Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana e presidente da Associação Terras do Baixo Guadiana. Atualmente é presidente do Conselho Fiscal da Odiana, transitando agora para a direção. 

Desde a sua origem que assume funções na Eurocidade do Guadiana, sendo atualmente membro da Assembleia Geral, que irá passar para a presidência, na qualidade de vice-presidente.

Assumindo a presidência da Câmara Municipal de Castro Marim, passa também a presidir a Comissão de Co-gestão da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Na Câmara Municipal de Castro Marim, no mandato entre 2017 e 2021, após a renúncia coletiva do executivo e exigência de eleições intercalares, foi presidente da Comissão Administrativa até ao novo ato eleitoral.

Na Novbaesuris EM, SA exerceu, entre 2013 e 2017, funções de vogal do Conselho de Administração.

Como vice-presidente do Município de Castro Marim, teve a seu cargo pelouros como Obras Municipais, Gestão de Recursos Humanos, Cultura, Juventude, Desenvolvimento Económico, Gestão Autárquica e Financeira ou Educação.

Atualmente é vogal da Comissão Política Nacional do Partido Social Democrata e presidente da secção de Castro Marim.

Segundo a mesma publicação, o seu percurso está ligado ao associativismo, desde a música, passando por associações de estudantes e instituições particulares de solidariedade social. Também exerceu funções de gestão no sector empresarial privado.

Durante vários anos exerceu funções de voluntariado, com destaque e presença na Refood.