Na entrega de prémios, Lídia Bulcão, secretária de Estado do Mar, salientou a relevância e o contributo deste festival e das obras a concurso para a importância dos oceanos na sociedade, atual e futura.
“A Espera”, uma produção da Slideshow - Agência Criativa, para a Câmara Municipal de Vila do Bispo, tem realização de Tiago Cardoso e argumento de João Damasceno. A produção faz parte de uma campanha de quatro vídeos, com uma narrativa poética associada a cada estação do ano no concelho de Vila do Bispo.
Os filmes inspiram-se nas quatro estações do ano (Primavera, Verão, Outono, Inverno) e nos quatro elementos (Ar, Vento, Terra, Água), num registo conceptual que tenta captar a alma do concelho e dos seus habitantes.
O Oceans Film Festival assume-se como um evento inovador e inspirador, que exalta a temática dos oceanos e promove o poder transformador do cinema, celebrando a criatividade e a diversidade, reunindo talentos e produções audiovisuais de todas as partes do mundo para mostrar a riqueza e o valor dos oceanos, não apenas como um recurso natural, mas como um legado cultural, científico e artístico indispensável.
A edição deste ano, realizada em Peniche, entre os dias 14 e 22 de março, posiciona-se como uma plataforma que avalia filmes oriundos de cinco continentes e um júri de reconhecido mérito.
O Oceans Film Festival é uma organização da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em parceria com a CPFC – Centro de Portugal Film Commission, o Município de Peniche, o Peniche Surfing Clube e a ONDA, contando com o apoio do prestigiado Festival ART&TUR.