Cultura

Festival Internacional de Trompete do Algarve regressa a Loulé para a 7ª edição

Foto - Depositphotos  
Loulé volta a receber o Festival Internacional de Trompete do Algarve (FITA) para a sua 7.ª edição nos dias 13, 14 e 15 de abril.

PUB

Com organização da Casa da Cultura de Loulé, coorganização do Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado e Cineteatro Louletano, e direção artística de João Mogo, o FITA 2025 apresenta atividades para todos os instrumentos de metal – trompete, trompa, trombone, tuba – com masterclasses, workshops, concertos, conferências, debates, exposições, entre outras.

Nesta edição, o FITA terá artistas nacionais e internacionais, "detentores de carreiras reconhecidas e aclamadas mundialmente", realça a organização. Entre as presenças, estão os finlandeses Kolizio, considerados pela crítica como um dos melhores projetos atuais de ensemble de metais. Os Kolizio estarão em concerto pela primeira vez em Portugal no Cineteatro Louletano, dia 13 de abril. 

Outra das presenças, dia 14 de abril no Auditório Solar da Música Nova, é o quinteto de metais 100 Caminhos. "Numa mescla de gerações com perspetivas e objetivos arrojados perante os atuais desafios colocados à composição musical de sustentação erudita, este projeto ambicioso fundamenta o seu conceito no indisputável potencial eclético da música de câmara para quinteto de metais, promovendo cruzamentos transdisciplinares em articulação com todas as outras áreas artísticas", lê-se na nota do evento.  

As masterclasses do FITA serão ministradas por membros dos grupos apresentados. Entre eles estão nomes como Pasi Pirinen e João Moreira no trompete, Valtteri Malmivirta e Hugo Assunção no trombone, Luís Viera na trompa e Sérgio Carolino na tuba.   

A maior novidade do FITA passa pela rubrica/concerto Trumpet Ensemble Reunion que irá expandir os seus horizontes e acolher toda a família dos metais, transformando-se em Brass Ensemble Reunion. 

Já reconhecido como o momento mais inclusivo do FITA, este concerto pretende reunir em palco diversas formações de ensemble de metais, compostas por alunos oriundos de várias escolas do país.